VEM AÍ MAIS UM NOVO ANO ESCOLAR!

0
85
Homeschooling mother teaching kids private lessons in geography

Mais um ano letivo que inicia! 

Isto, depois de mais um ano atípico, que nos desafiou a uma maior entrega, esforço e dedicação às crianças.

Tendo sempre em conta a disponibilidade e as dificuldades de cada realidade familiar, numa tentativa constante de chegar mais perto de cada um, sem esquecer de todos os cuidados, tanto os específicos da covid19, como os gerais referentes ao quotidiano. Com a presença constante, no horizonte, das características de diversas realidades sociais, ideológicas e de tradições!

Há determinados comportamentos/rotinas que, adotadas ao longo do dia, ajudam a preparar o caminho para uma noite de sono de qualidade e consequente vida mais saudável.

O sono contribui para o crescimento humano. A sua falta leva a consequências nefastas para a saúde, assim como afeta o desempenho das crianças e jovens no seu dia a dia. É por isso que os bebés, as crianças e os adolescentes precisam de dormir mais que os adultos.

Este começo para algumas crianças e recomeço para tantas outras, implica mudanças. Podemos, mesmo, descrevê-lo como sendo uma altura de “explosão de emoções”; transformando os momentos de adaptação, ao começo da escola, num leque de reações variadas. Momentos importantes, em termos de socialização, independência, aprendizagem e maturidade emocional e física.

Para uma adaptação adequada é fundamental que, desde cedo, na família existam regras e limites, para que a criança possa alicerçar comportamentos de respeito para consigo e para com os outros, nas diversas áreas da sua vida social!

 

Sejam felizes!

POR: Cristina Ponte e Sousa _Educadora de Infância