Um Natal ainda mais especial com os netos

0
44

A época natalícia é, por tradição, a época da família. E, sejamos realistas, avós e netos são os “reis” da festa, cada um deles por razões distintas.

Para este Natal, deixamos algumas ideias para que este ano – ensombrado pelas condicionantes da pandemia – possa, mesmo assim, ser memorável. 

Há aquela parte da festa de Natal em família em que os mais pequenos se animam nas degustações dos doces feitos pela avó.

Há depois também aquela parte, enquanto não chega a hora de se abrirem os presentes mas já se está de barriga cheia, em que os netos se aninham nos colos dos avós a verem um daqueles filmes mágicos que por esta altura são transmitidos na televisão.

Mas os momentos entre avós e netos nesta época festiva podem ir ainda mais além. Deixamos algumas sugestões: 

Workshop de cozinha: Escolha uma receita que não seja muito complicada e leve o seu neto para a cozinha para que ele mesmo faça uma receita de Natal. Vão partilhar momentos a dois e, no final, será um orgulho para ambos, colocar a iguaria na mesa para que toda a família prove. 

Atuações para a família: Quem não gosta de ver os miúdos em ação? Seja a cantar, a desfilar ou a representar? E se a eles se juntarem os avós? Está a perceber a ideia? Juntem-se com os netos, preparem uma pequena atuação para a família aproveitando os dotes de cada um e vão ver que ficará para sempre na memória de todos. 

Eternizar memórias: Nem sempre é possível conseguir reunir os netos, por isso, não perca a oportunidade de fazer a foto de avós e netos reunidos. Pode fazê-lo ao estilo família real ou de uma forma mais descontraída. De seguida, e para não perderem o andamento, reveja alguns álbuns de fotografias de família.  

Viagem ao passado: Os miúdos adoram boas histórias. E quando sabem que estas são reais, com protagonistas que lhes são próximos, o sucesso em prender a atenção deles está garantida. Por isso, partilhem com os netos histórias dos vossos natais da infância, as tradições que existiam, o que comiam e episódios divertidos que marcaram os vários encontros familiares. 

Jogos à antiga: Faça com que os mais pequenos se afastem dos tablets e das consolas e vá buscar “jogos à antiga”. Dominó, cartas, xadrez, mikado, jogos de mímica, Monopoly, bingo ou Scrabble são apenas algumas ideias para que não estejam cada um no seu canto.