Queres muito emagrecer e sabes o que precisas de fazer para consegui-lo:
- perceber a alimentação que fazes actualmente e ajustar ao que te faz bem, física e emocionalmente
- movimentar o corpo de forma adaptada à tua realidade
- conseguir gerir mais e melhor os momentos em que não te sentes a 100% e nos quais acabas por compensar com comida
- estares tranquila com o que comes, sempre, mesmo em festas e convívios
Entre tantos outros pontos que podiam estar aqui listados e que fazem sentido para ti.
Mas, mesmo sabendo tudo isto, de cada vez que queres tomar uma decisão de forma alinhada com o que sabes que te vai ajudar, surge uma vozinha que te diz:
- “Deixa lá, preocupas-te com isso amanhã.”
- “Pensas nisso na próxima segunda-feira.”
- “É só hoje! Não faz mal”
Já te aconteceu?
Quando pensas nisto, consegues perceber porque é que isto te acontece e porque é que tens tanta dificuldade em contrariar esta vozinha?
Parte do motivo desta situação advém do facto da nossa mente nos direccionar sempre primeiro para a procura do prazer imediato.
O que nos der mais prazer agora é o que ela quer que seja escolhido. Se não estiveres com esta noção bem presente em ti e os novos comportamentos que queres ter para emagrecer ainda não estiverem bem enraizados em ti, é natural que na maior parte das vezes em que tens que tomar uma decisão, optes pelo prazer e não por algo que te aproxime mais do teu objectivo a longo prazo.
Apesar de nem sempre ser fácil lidar com esta vozinha, não tens que fazer tudo o que ela te sugere. Há algumas estratégias que podes começar já a ter em conta para conseguires aproximar-te cada vez mais do teu objectivo de emagrecimento, sem seres sabotada pela tua mente. Deixo-te algumas em seguida:
- Em qualquer momento de decisão, pára, respira fundo, pergunta-te o que queres realmente (as vezes que forem necessárias para teres tempo de não decidir por impulso) e faz acontecer.
- Decidas o que decidires a cada momento, não deixes que a culpa te consuma, não deixes que a desmotivação ganhe, não te deixes levar pela espiral que te leva para baixo. Se notas que este desconforto acontece regularmente, quebra o ciclo. Volta ao ponto 1 as vezes que precisares.
- Garante que as decisões que tomas não implicam mudanças bruscas na tua vida. Foca-te em seguir o passo a passo que funciona para ti e que te traz o que procuras, a longo prazo: tranquilidade, bem-estar, auto-estima, auto-confiança, saúde, felicidade. Com a comida, com o exercício físico, com a tua vida, contigo mesma, com os que te rodeiam.
Lembra-te:
A vida não é uma linha recta. Não vai ser tudo perfeito em todos momentos. Ajusta e adapta à tua realidade. Tu decides, Sempre!
Vem saber mais sobre a minha Academia EmagreSer e o meu trabalho com Mulheres que se transformaram, sem dietas e sem truques em www.monicapetrides.com
Um beijinho,
POR: Mónica Petrides Terapeuta de Emagrecimento
Pára de sabotar o teu emagrecimento.
Emagrece sem dietas!
Ouve o meu Podcast
Segue-me no Facebook
Segue-me no Instagram