Traumatismo Dentário

0
108

Guia de cuidados imediatos 

1º 𝐍ã𝐨 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐞𝐦 𝐩â𝐧𝐢𝐜𝐨

É importante manter a calma e tranquilizar a criança.

2º 𝐀𝐯𝐚𝐥𝐢𝐞 𝐚 𝐠𝐫𝐚𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞

𝘗𝘦𝘳𝘥𝘢 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘤𝘪ê𝘯𝘤𝘪𝘢𝘝ó𝘮𝘪𝘵𝘰𝘴 𝘦 𝘰𝘶 𝘥𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘤𝘢𝘣𝘦ç𝘢𝘚𝘢𝘯𝘨𝘳𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 do 𝘰𝘶𝘷𝘪𝘥𝘰 𝘰𝘶 𝘯𝘢𝘳𝘪𝘻𝘊𝘰𝘯𝘷𝘶𝘭𝘴õ𝘦𝘴? São sinais e sintomas característicos de comprometimento neurológico e nesse caso leve primeiramente a criança ao hospital.

3º 𝐄𝐱𝐚𝐦𝐢𝐧𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐜𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨 𝐚 𝐛𝐨𝐜𝐚 𝐝𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐧ç𝐚 e…

em caso de sangramento lave a zona traumatizada com água ou soro fisiológico. Identifique de onde está a vir o sangramento. Faça compressão direta sobre a lesão, pode ser feita com uma compressa esterilizada ou um pano limpo e seco durante 5/10 minutos.

…em caso de fratura do dente, tente localizar o fragmento e coloque-o em um recipiente com leite (de preferência) ou soro fisiológico.

…caso o dente permanente saia totalmente da boca, recoloque o dente dentro do alvéolo, não sendo possível, vamos colocar o dente no meio mais adequado – o leite. Reimplantar o dente ou colocar o dente num recipiente com leite, num espaço de 15 minutos, é de extrema importância para conseguirmos manter o dente.

 … caso o dente de leite saia totalmente da boca, não o recoloque! Isso pode prejudicar o dente permanente que vai nascer.

4º. Entre em contacto com o 𝐎𝐝𝐨𝐧𝐭𝐨𝐩𝐞𝐝𝐢𝐚𝐭𝐫𝐚 do seu filho. 

O tempo decorrido entre o traumatismo dentário e a procura de atendimento odontológico  é um fator decisivo, porque quanto mais rápido for o atendimento mais favorável se torna o prognóstico, ou seja, o dente traumatizado tem uma maior probabilidade de “sobreviver” ao traumatismo.

POR: Amância Rebelo Trindade _ Médica dentista infantil