Tema do Dia dos Avós 2021 é “Eu estou contigo todos os dias”

    0
    205
    Happy family portrait with a loving elderly couple hugging their laughing young granddaughter and grandson while posing in the living room

    Pela primeira vez o dia vai ser celebrado pelo Vaticano e o tema foi escolhido pelo papa Francisco tendo em conta este período difícil de pandemia. Deixamos algumas ideias para mimarmos, a 26 de Julho, os nossos avós. 

    O papa Francisco anunciou no início do ano que a partir de agora a Igreja Católica celebrará todos os anos o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos no quarto domingo de Julho.

    Recorde-se que a data já tem sido assinalada em Portugal e em outras geografias do Mundo, como no Brasil, a 26 de Julho. 

    “Os avós são muitas vezes esquecidos e a velhice é uma dádiva. Os avós são um elo entre gerações, guardando e transmitindo aos jovens a experiência de vida e de fé”, disse o papa, acrescentando que o tema escolhido para esta primeira celebração instituída é “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20) e tem a finalidade de expressar a proximidade do Senhor e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia.

    “Eu estou contigo todos os dias” é também uma promessa de proximidade e de esperança de que jovens e idosos possam entender-se mutuamente”, acrescenta o Vaticano. 

    A Igreja junta-se assim a esta celebração que os portugueses há já algum tempo fazem. No ano passado o confinamento não permitiu aproximações, mas este ano, e apesar de haver ainda cuidados a tomar e alguns constrangimentos, já será possível estar mais perto dos mais velhos. 

    É por isso que não quisemos deixar de partilhar algumas ideias e surpresas que poderão provocar sorrisos, minimizar períodos de solidão, reavivar memórias, enfim… trazer mais alegria aos que em virtude de uma idade mais avançada merecem toda a nossa atenção e carinho. 

    O dia 26 de Julho será perfeito para a reunião de avós e netos com toques de perlimpimpim.

    Os netos podem preparar um pequeno-almoço surpresa aos avós, levar-lhes um álbum com fotos dos dois juntos em várias situações, oferecer uma pintura feitas pelos netos emoldurada (quando estes são pequenos, pode ser o “carimbo” das mãos ou dos pés”), organizar um piquenique no jardim preferido do avô ou da avó, fazer uma serenata, reunir os netos mais pequenos para fazerem um teatrinho, fazerem um bolo juntos e beberem um chá ao lanche enquanto o comem e conversam, escrever um poema dedicado a eles, visitarem a sua escola de infância… Enfim, é porem a imaginação a funcionar com um único objectivo em mente: mimá-los mais do que nunca. 

    Será sempre importante recordar que estes mimos deverão fazer parte das rotinas de todos os dias, mas aproveitemos também estas ocasiões especiais para reforçarmos o amor que temos pelos membros mais velhos da família. 

    Já agora, e por curiosidade, o dia 26 de Julho foi escolhido para se celebrar o Dia dos Avós porque é o dia de Santa Ana e de São Joaquim, que seriam os pais de Maria, ou seja, os avós maternos de Jesus Cristo. 

    Apesar da explicação de génese religiosa, a data é assinalada por muitos ateus que apenas querem homenagear os “velhinhos” que tanto amam. Diz o povo que “os avós são como os segundos pais”. E para a grande maioria da população, essa é uma realidade. 

    Feliz Dia dos Avós e dos Idosos!