SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL

0
61

Também conhecido como TPM, é caracterizado pelo aparecimento de sintomas que aumentam de intensidade 4 a 10 dias antes da menstruação e desaparecem com o seu começo.

Até hoje ainda não se conseguiu perceber a origem deste síndrome devido à diversidade dos sintomas, pois nem todos aparecem em todas as mulheres e variam na sua intensidade.

Alguns sintomas da TPM são:

-ESTADO EMOCIONAL ALTERADO e ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO:

Tensão, ansiedade, depressão, irritabilidade, hostilidade, tristeza, raiva, labilidade emocional, isolamento, choro fácil, alteração de hábitos de trabalho, belicismo, falta de motivação, alteração da líbido, falta de concentração, indecisão, paranóia, ideias de suicídio.

– QUEIXAS SOMÁTICAS:

Cefaleias, mastodinia, náuseas, diarreia, dores articulares e musculares, sudação, palpitações, alteração do apetite, ganho de peso, distensão abdominal, edema e oligúria.

Alterações na coordenação motora, tonturas, vertigens, parestesias. Acne, cabelo oleoso.

TRATAMENTO

Pelas diversas manifestações que este síndrome apresenta, o seu tratamento deve ser dirigido para os sintomas de cada utente.

Os que mais se usam são os linfotrópicos, hormonas, ansiolíticos, por vezes diuréticos, entre outros.

A dieta mais recomendável nesta fase é a dieta rica em proteínas, evitando os hidratos de carbono, nomeadamente açúcares.

POR: OLGA SANTOS _ Ginecologista / Obstetra / Infertilidade