SHANTALA

0
113

A Shantala é uma massagem de origem indiana indicada para o equilíbrio físico, emocional e energético do bebé. Para além de inúmeros benefícios no seu desenvolvimento, contribui ainda para a resolução de problemas comuns como cólicas, insónias, início de dentição, obstipação, tensões e bloqueios.

A essência da Shantala consiste na intensa e sentida transferência de amor, da mãe para o filho, com leves toques e doces manipulações no seu corpo. Baseando-se nos canais e centros energéticos do corpo, a massagem Shantala é extremamente benéfica para o bebé tornando-o saudável em todos os aspetos.

Para além disso, há estudos que indicam que o toque e o carinho aumentam a auto-estima, assim como a imunidade do bebé.

Origem da Shantala

A arte de massajar os bebés está entre os mais antigos e tradicionais conhecimentos de terapia, especialmente no sul da India. Começou a ser divulgada nos mosteiros pelos monges e posteriormente tornou-se uma tradição, transmitida pelas mães às filhas, quando estas iniciavam a sua gravidez.

O nome Shantala surge associado à massagem infantil, pelo obstetra francês Dr. Frédéric Leboyer. Durante a sua estadia na India conheceu uma jovem mãe de nome Shantala. Um dia observou-a a efetuar uma massagem de forma precisa, rítmica, serena e amorosa ao seu bebé, entoando uma canção. Massajar um bebé é para eles um ato de amor que fortalece e reforça o elo maternal e ajuda a criança a crescer feliz e com maior auto-estima.

Ele pediu para a fotografar e posteriormente divulgou essas imagens e técnicas no Ocidente dando-lhe assim o nome Shantala.

Mais tarde, Vimala McClure, uma norte americana que trabalhou e estudou num orfanato na India, teve a possibilidade de observar localmente, a forma tão simples e natural de massajar uma criança. No orfanato eram as crianças mais velhas a massajar as mais novas.

Vimala notou que, de forma geral, todas as crianças que conhecera na India eram carinhosas, cordiais e alegres, apesar das suas aparentes desvantagens.

Nos EUA Vimala dedicou-se à massagem infantil e à sua divulgação, ensinando mães a praticá-la. Juntou à massagem Shantala movimentos de massagem Sueca, métodos de Reflexologia e os seus conhecimentos de posturas de Yoga adaptados aos bebés e elaborou uma sequência de massagem que é hoje divulgada em todo o mundo.

Quais os benefícios de massajar o bebé?

A massagem Shantala é excelente para o sistema circulatório e linfático da criança porque ativa a circulação sanguínea, aumentando a distribuição de sangue para os órgãos internos, músculos, tecidos e as partes do corpo manipuladas. Regula a pressão arterial e estimula os movimentos da linfa, expulsando substâncias nocivas do organismo.

Fortalece o sistema imunológico e os efeitos da massagem são benéficos também para o sistema respiratório e digestivo e para o metabolismo da criança.

A massagem alivia a dor e os sintomas de certas moléstias, estimula a descontração e ajuda a acalmar. Promove também a autoconsciência do corpo, tonifica músculos e flexibiliza articulações. É particularmente benéfica para bebés prematuros, com baixo peso à nascença e com carências especiais, promovendo o seu crescimento.

Os benefícios são muitos, também na relação pais/filho.

Os pais que massajam o seu filho sentem-se mais seguros pela capacidade de conseguirem fazer algo positivo por aquele ser tão pequeno e indefeso. Também sentem um prazer enorme, descrevendo a massagem como um processo agradável e também para eles um momento de grande relaxamento.

Há que perceber o bebé observando-o e interpretando as suas reações. Os pais que compreendem as necessidades do seu filho experimentam um sentimento crescente de confiança.

A massagem deve ser preferencialmente aplicada pela mãe ou pelo pai, porque ajuda na formação do vínculo materno, tão necessário para o desenvolvimento geral do bebé.

Um bom contacto físico faz com que o bebé se sinta amado e valorizado, sentimentos que desenvolvem a auto-estima e autoconfiança, contribuindo para o desenvolvimento das suas aptidões sociais. As investigações mostram que os bebés tocados com amor adoecem menos e choram menos do que os outros.

Benefícios da Massagem para o Bebé:

– Fortalece o sistema imunitário e estimula os cinco sentidos,

– Relaxa-o equilibrando as alterações emocionais e comportamentais,

– Ajuda o desempenho do sistema respiratório e gastro-intestinal,

– Estimula a circulação sanguínea e linfática, ajudando na eliminação de toxinas,

– Proporciona alívio das cólicas, dores de dentes e outros mal-estares,

– Reduz o stress permitindo a normalização dos padrões do sono,

– Favorece o sentimento de confiança e Amor, desenvolvendo a sua auto-estima.

Para os Pais:

– Melhora a capacidade de interpretar os sinais dados pelo bebé,

– Promove a intimidade e cumplicidade com o bebé,

– Fortalece a relação pais/filho,

– Tranquiliza-os quanto ao seu desempenho parental.

Workshop Shantala – para grávidas e pais com bebés até 8 meses

Próxima Data| 12 de Outubro (sábado)

Horário | das 14h30 às 17h30

Local | Be Holistic – Rua Damião de Góis nº34 1ºEsq. | 1495-043 Algés

Preço | 50€

Contactos para inscrições e mais informações | magdashantala@gmail.com ou 913639093

POR: MAGDA SOARES_ FORMADORA E TERAPEUTA