SEXO NA GRAVIDEZ

0
905
Revista Filhos - Antes da Gravidez
Revista Filhos - Antes da Gravidez

Fazer sexo durante a gravidez é seguro tanto para a mãe como para o bebé, de acordo com os ginecologistas.

Posto isto, chegou a hora de acabar com as apreensões naturais e desfrutar da sua sexualidade.

Contudo, há dúvidas que talvez deambulam na mente de quase todos os casais e que dizem respeito às posições mais prazerosas e confortáveis para ambos.

Foi precisamente por isso, que enumerámos algumas dicas, citadas por vários especialistas em saúde, que promovem a intimidade entre o casal durante a gravidez. Ei-las:

  • Prefira posições que não sobrecarreguem a zona abdominal.
  • Opte por deitar-se de lado ou fique por cima do seu parceiro.
  • Não faça pressão sobre a barriga. Caso seja necessário, eleve a zona da púbis com a ajuda de uma almofada.
  • Se a penetração se tornar desconfortável para ambos, pode optar por sexo oral ou pela masturbação mútua.

Mudanças que ocorrem

Existem mudanças que podem ocorrer durante a fase da gravidez e que podem diminuir a libido, entre elas, o cansaço, as náuseas, o aumento de peso e as dores nas costas. Em causa está o facto de o sexo tornar-se desconfortável para algumas mulheres à medida que o corpo vai ficando maior e, para outras, pelo facto de se sentirem ansiosas com a chegada da maternidade. Contudo, o desejo sexual varia de mulher para mulher. Por isso, o mais importante é que o casal estabeleça, sempre, laços de comunicação para que haja uma maior compreensão para os medos e receios que possam surgir.

Sempre que surgirem fatores de risco, tais como, histórias de aborto anteriores, risco de parto prematuro, sangramento vaginal, corrimento ou cólicas, recomenda-se a abstenção da atividade sexual, de acordo com os especialistas em saúde.

Casamento feliz!

Não há como negar que todos os casais passam por mudanças na vida com a chegada de um filho. Porém, é importante reter que a intimidade e a vida sexual do casal não precisa de mudar, pois existem diversas maneiras para manter a chama do desejo, intimidade e paixão, dentro e fora do quarto.

Neste artigo, explorámos algumas dicas úteis para uma vida sexual ativa, mesmo com filhos, mas o importante é que dê asas à sua imaginação e que se recorde, sempre, que uma vida sexual agitada é, muitas vezes, sinónimo de um casamento feliz!

Sexo depois do parto

A rotina do pós-parto, talvez não seja algo fácil, mas, a verdade é que não deve atrapalhar a vida sexual do casal. Por isso, listamos dicas úteis que ajudam a retomar em pleno a intimidade.

  • É verdade que estão a viver uma nova fase da vida, mas lembrem-se, sempre: além de pais, são “marido” e “mulher”.
  • Dividam as tarefas. Afinal, o filho é dos dois.
  • Peçam ajuda à restante família. O apoio é sempre importante.
  • Promovam momentos a dois. Reservem uma noite romântica com a cara-metade ou saiam para jantar fora. E nunca e jamais se deixem invadir pelo sentimento de culpa, pois desde que a criança fique bem, não dará pela falta dos pais.
  • Comuniquem, sempre! O mais importante é que falem sobre sexo e os receios que possam advir.