Sete dicas para cuidar do peito após o parto

0
77
Closeup cropped portrait young woman with breast pain touching chest colored isolated on background

Quer esteja ou não a amamentar, depois do parto, o corpo da mulher sofre ainda várias transformações, sendo necessária alguma atenção e cuidados, nomeadamente ao peito. Veja os conselhos que lhe deixamos

A amamentação, além de ser para muitas mulheres um momento único de ligação entre mãe e filho, requer alguns cuidados especiais. Porém, os cuidados permanecem mesmo para as mães que não estão a fazê-lo, pois o corpo passou por uma série de transformações. 

Para ajudar a cuidar do peito após uma gravidez, seja ou não uma mãe a amamentar, a plataforma online de produtos de farmácia e parafarmácia Mifarma by Atid deixa várias dicas que devem ser tidas em conta:  

  • Bomba de tirar leite: a melhor companheira de viagens

Quando se entra no mundo da amamentação, há que ter em conta o tempo que se deve investir: se se optar por amamentar, as tomas podem ser muito longas, sempre que o bebé o exija.

Por essa razão, as bombas de tirar leite podem ser muito benéficas para que as mães possam planear os seus horários de forma mais flexível, funcionando como uma solução que une comodidade, simplicidade e tecnologia avançada.

  • Cremes reparadores como aliados indispensáveis

A hidratação da pele dos mamilos é essencial durante todo o processo. Por isso, os cremes reparadores são um must para quem acaba de dar à luz. A sua utilização é indicada para cuidar dos mamilos durante as mudanças que as mulheres experimentam nesta etapa, que vai desde a gravidez até após o parto.

Amamentando ou não o bebé, a sensibilidade do peito é um facto e as variações hormonais do corpo podem gerar sensibilidade, dor ou até inchaço no peito e nos mamilos. Por esse motivo, é muito importante mantê-los hidratados e cuidados com cremes especiais e reparadores para essa zona.

  •  Protetores de mamilos também são essenciais

Se a mãe sofre por causa de mamilos achatados, invertidos, doridos ou gretados é recomendável a utilização de protetores de mamilos. No caso das mães que amamentam é fundamental verificar, antes de cada toma, que a aderência é a ideal para que o bebé mame da melhor maneira.

Assim será possível evitar o aparecimento de gretas nos mamilos. Este produto não é apenas um acessório para as mães lactantes. Também pode ser muito útil para as mães que acabam de dar à luz e cujos mamilos estão especialmente sensíveis, visto que podem funcionar como barreira protetora contra tecidos, fricções e outros.

  • Manter uma dieta saudável

As mulheres que acabam de dar à luz devem prestar especial atenção à sua dieta e fazer opções saudáveis. Após o parto é importante consumir todos os nutrientes necessários que o corpo exige. Se assim não for, um suplemento alimentar em cápsulas pode garantir a energia e vitalidade necessárias.

  • Escolher o sutiã à medida

É, ainda, imprescindível optar por um sutiã de aleitamento que garanta o suporte necessário para que o peito esteja sempre bem posicionado, quer se escolha o caminho da amamentação ou não.

O sutiã deve adaptar-se ao tamanho do peito nas suas distintas fases, desde a conceção até ao fim do período de amamentação. Deve ser firme, com alças largas que mantenham o peito na sua posição natural e não o comprimam; em suma, que não deixe marcas nos ombros nem nas costas.

  • Mexer-se!

Durante a gravidez, devido ao aumento do peito, pode acontecer uma certa distensão nos músculos dessa zona. Por essa razão, e exceto se o médico indicar o contrário, as mães devem fazer exercícios aeróbicos sem impacto, especialmente para a zona do peito. A natação, o yoga ou alguns exercícios isométricos, por exemplo, são atividades que podem ajudar a fortalecer essa zona sem chegar a provocar o desenvolvimento do músculo.

  • Discos absorventes tornam-se amigos íntimos

As mães que optam por amamentar reparam, certamente, que os seios sofrem frequentemente pequenas perdas de leite que podem manchar a roupa interior ou até as camisolas.

Os discos absorventes podem ser um bom aliado para solucionar este problema. O mais aconselhável é utilizá-los tanto de dia como de noite, de forma a que absorvam a humidade e, para além disso, evitem irritação nas auréolas dos mamilos.

Em suma, a Mifarma by Atida pretende reiterar que o cuidado com o peito antes, durante e depois do parto é fundamental. “Quer se opte, ou não, por amamentar o bebé, embarca-se na etapa maravilhosa que é a maternidade,” sublinha Reme Navarro, farmacêutica e Business Strategy Director da Atida para o Sul da Europa. “Seja qual for a decisão, deve ter-se em conta que a amamentação deve adaptar-se às necessidades da mãe, e não apenas às o bebé. Todas as opções são corretas”.