Sem ideias para os lanches da escola?

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Kids food background wallpaper with design space

Começam as aulas e com elas toda a logística de lanches saudáveis e práticos que possam manter-se frescos na mochila dos seus filhos

Deixamos algumas sugestões

Os lanches a meio da manhã e a meio da tarde assumem especial importância em idade escolar e há que fazer de tudo para resistir ao “facilitismo” dos produtos já embalados, açucarados, transformados, com gorduras e calorias em excesso, que em nada vão contribuir para um crescimento saudável do seu filho. Sabemos também que os pais não têm tempo para grandes “aventuras” na cozinha e, por isso, nesta edição aparecemos como uma espécie de fadas madrinhas para dar uma ajuda nesta tarefa. 

A ideia será diversificar estas refeições ao logo da semana de escola, fornecendo os nutrientes necessários para que os mais novos não fiquem com fome, se concentrem nas aulas e possam brincar. 

Saltar estes lanches pode fazer com que as crianças fiquem mais irritadas ou desconcentradas e que nas refeições principais tenham demasiada fome, podendo originar más disposições e obesidade.

Isto não quer dizer que uma vez por outra não se quebrem as regras com uma guloseima ou um refrigerante, mas a ideia será explicar ao seu filho os benefícios deste tipo de alimentação e, gradualmente, ir introduzindo alimentos saudáveis diferentes, até para que se perceba quais os seus favoritos.

Um bom ponto de partida é pôr os mais novos a ajudar nesta tarefa da escolha e preparação dos lanches. Podem pesquisar na Internet algumas ideias como as que deixamos aqui ou inventar combinações, como um iogurte com a fruta cortada lá dentro que colocam numa caixa bem fechada.

Aliás, atenção ao bom acondicionamento de todos os alimentos que seguem na mochila, caso contrário, não vai correr bem. Nunca se esqueçam também de colocar sempre uma garrafa de água na mala.  

Seguem então algumas sugestões de marmitas saudáveis para as refeições intermédias:

Um pão com queijo (podem colocar por exemplo óregãos para temperar) + uma clementina 

Um iogurte + morangos + caju

Uma fatia de bolo caseiro + um pacote de leite + maçã

Pão integral com manteiga de amendoim + uvas

Iogurte + banana + granola

Um triângulo de queijo + bolacha de aveia + kiwi

Tosta com queijo de barrar + quadrados de melão 

Cenouras baby + pêra + duas tostas

Pão com fiambre de peru + banana + nozes

Tomate e pepino em cubos + bolacha de água e sal + laranja

Mistura de frutos secos + pistachios + iogurte