Saiba porque deve fazer do iogurte um aliado

0
67

Uma alimentação saudável, durante a gestação, tem inúmeros benefícios quer para a mãe como para o feto e ajuda ainda a prevenir eventuais complicações no parto e nos primeiros anos de vida da criança

É um período de grande mudança e exigência para o organismo, fazendo com que as necessidades nutricionais e energéticas aumentem.

No entanto, este aumento das necessidades não significa que tenha de redobrar as quantidades ingeridas, mas sim redobrar a qualidade das refeições.

O iogurte é um excelente alimento, apresentando várias vantagens no período de gestação, tanto para a saúde da mãe como para o bebé.

“Que iogurte és tu?”, campanha apoiada pela Associação Portuguesa de Nutrição, que tem como objetivo esclarecer sobre os benefícios deste alimento, partilha algumas dessas vantagens para as futuras mamãs:

  • Tem benefícios como o controlo de peso, pois é um alimento pouco calórico (nomeadamente os magros e sem adição de açúcares) que ajuda a prevenir a obesidade ou simplesmente o ganho excessivo de peso;

 

  • Ajuda na produção e qualidade do leite materno;

 

  • Durante a gestação, é recomendável garantir o correto aporte diário de cálcio. Com a ingestão de iogurtes, o bebé não é esquecido, uma vez que dois dos principais nutrientes do iogurte são a proteína, fundamental para a construção das células do corpo do bebé, e o cálcio, vital para a formação dos ossos e dentes.

 

  • Algumas variedades também contêm bactérias probióticas adicionais para além das tradicionais bactérias lácticas do iogurte e que ajudam a criar um equilíbrio da flora intestinal, promovendo assim o bom funcionamento do intestino.

 

  • É uma excelente fonte dietética de fósforo, de várias vitaminas do complexo B, magnésio e zinco.

Mas como se conter quando os desejos chegam?  Está na hora de aproveitar o seu momento com a nossa sugestão de Smoothie de Mirtilo e Manga. Os Smoothies são uma ótima opção saudável, já que possuem os nutrientes do iogurte e da fruta e são uma excelente alternativa a outras opções, menos naturais e com açúcares adicionados.

Ingredientes

-1 chávena mirtilos congelados

-1 chávena de pedaços de manga

-1 chávena iogurte natural

-Gelo

Preparação: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva bem gelado!