Recomeços em família

0
158

O aproximar de um novo ano traz-nos uma lufada de ar fresco, acompanhada de um sem número de novas oportunidades e a esperança dos recomeços.

A entrada no ano novo é o momento certo para olhar para o ano anterior e planear o ano que aí vem. É essencial que se invista algum do nosso tempo a fazer esta análise e planeamento, porque sem direcção não saberemos qual o rumo a tomar e que escolhas fazer.

Esta reflexão pode e deve ser efectuada em família, principalmente quando os miúdos são mais crescidos. É sem dúvida, uma forma de os envolver nas decisões familiares, fazendo com que estes se sintam parte integrante do núcleo familiar, sintam que são ouvidos e que a sua opinião é importante e valorizada.

Portanto eu diria, que é uma excelente oportunidade de conexão familiar.

Olhar para o ano anterior

Em família, analisar o que correu bem, mas também o que correu menos bem. Onde podemos melhorar como família, o que devemos manter, pois somos muito bons a fazer, identificar o que devemos deixar ir pois já nos faz feliz! Além disso é uma excelente oportunidade para resolver ou fechar assuntos pendentes e entrar em paz no novo ano.

Pode ser interessante um dos elementos da família ir escrevendo as vossas conclusões, ficariam com um mini resumo do vosso ano, ao qual poderiam voltar sempre que pretendessem.

Estes são exemplos de perguntas que podemos responder em família:

– Qual foi melhor momento que viveram juntos?

Depois de analisado o ano que passou, vamos em família, e com muito optimismo planear o ano novo!

Planear o novo ano

Seguindo a mesma linha de raciocínio, partilho algumas questões de reflexão para responderem em família, para que o ano novo espelhe os vossos sonhos e desejos familiares. Não se esqueçam de ir tomando notas!

Esta lista é meramente indicativa, podem e devem adicionar as vossas questões! Com as vossas respostas sinceras têm um excelente mapa familiar do que querem para o novo ano.

Não se esqueçam que não vale ficar só pelas intenções, o mais importante de tudo é ouvirem-se de coração aberto, desfrutarem do momento e colocar em prática todos os vossos sonhos em família!

Bom ano novo!

POR: Cláudia Ganhão _ Coach em Gestão de Mudança, Especialista em Minimalismo

www.claudiaganhao.pt

https://www.instagram.com/claudia_ganhao/

( Poderá ler este artigo na integra na Edição 10 Capa Janeiro 2020 da Revista Miúdos&Graúdos)