Realidade Aumentada quer levar alimentação saudável até aos mais novos 

0
53
Depositphotos_182946560_xl-2015

O jogo educativo móvel que está a ser desenvolvido pela ONTOP em conjunto com a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil e financiado pela Novo Nordisk, ficará disponível gratuitamente para smartphones iOS e Android até ao final do ano.

Empenhada em melhorar os hábitos alimentares das camadas mais novas, a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil prepara uma aplicação de realidade aumentada para incentivar uma alimentação saudável junto das crianças.

Segundo a associação, a ideia deste novo projeto nasceu nos primeiros meses da pandemia da covid-19 em consequência do aumento de peso das crianças e jovens, principalmente durante os períodos de confinamento obrigatório.

Mário Silva, presidente da APCOI, revela que “a app desenhada à medida por especialistas combina várias técnicas de gamificação como realidade aumentada, geocaching e colecionismo para levar as famílias portuguesas a descobrir superalimentos escondidos e a acumular dicas nutricionais para ganhar prémios, criando oportunidades de aprendizagem e diversão dentro e fora de casa.”

Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, recorda as brincadeiras de criança do tempo dos pais como “colecionar cromos, jogar ao pião ou com tazos” e descreve que a experiência desta app se trata de “adaptar essas sensações e diversão aos dias de hoje e, acima de tudo, às crianças de hoje.

Estamos a desenvolver uma verdadeira caça ao tesouro por Portugal numa mistura tecnológica e criativa em realidade aumentada com a missão de promover um estilo de vida saudável e uma infância feliz.”

Já Helena Novais, diretora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal refere que “colocar o digital ao serviço da saúde é uma estratégia crítica nos dias de hoje. Acreditamos que aliar o potencial das novas tecnologias com modelos de intervenção com resultados tão positivos como o projeto “Heróis da Fruta” será um contributo muito importante na prevenção do excesso de peso e obesidade infantil em Portugal, sendo um caminho que apoiamos com muito entusiasmo.”

A app é inspirada no programa escolar Heróis da Fruta que a APCOI promove nas escolas desde 2011 e cujo 10º aniversário se assinala neste mês de outubro.