Programa “Crescer com Disciplina Positiva” com inscrições abertas

0
432

Organizado pela Nucliforma em parceria com o projeto Emoções à flor da Mente, o programa Crescer com Disciplina Positiva é dirigido a pais, cuidadores e profissionais da área da educação que lidam diariamente com crianças, e que procuram uma prática educativa baseada no respeito mútuo, empatia, cooperação e na promoção de competências socio-emocionais nas crianças. As sessões decorrerão nas instalações da Nucliforma, em Lisboa, nos dias 22 de fevereiro, 14 e 21 de março, entre as 10h00 e as 12h00. As inscrições encontram-se já abertas.

Nesta formação, certificada pela DGERT e com duração total de 6 horas (2 horas/sessão), os participantes são convidados, através de partilhas de conhecimento e experiências, bem como, de dinâmicas vivenciais, a conhecer a abordagem da Disciplina Positiva.

Dinamizado por Liliana Ferreira, educadora parental de Disciplina Positiva, certificada pela Positive Discipline Association (EUA), ao longo das três sessões irão:

– Compreender o papel do estilo parental que cada pessoa adopta e impacto na relação com crianças;

– Aprender a desmistificar as causas por detrás dos maus comportamentos;

– Descobrir como ensinar as competências socio-emocionais que permitirão as crianças de hoje tornarem-se os adultos bem-sucedidos de amanhã;

– Aliar firmeza e gentileza na relação e comunicação com as crianças, promovendo o respeito mútuo, através de ferramentas práticas que facilitarão uma cooperação espontânea e motivada;

– Explorar práticas de encorajamento e motivação, ‘sentido’ também o impacto de práticas comuns que incentivam ao desinteresse e desmotivação das crianças e jovens;

– Refletir sobre a importância do autocuidado para bem cuidar.

Inspirada nas abordagens teóricas de Alfred Adler (psicólogo austríaco fundador da psicologia do desenvolvimento individual) e Rudolf Dreikurs (psiquiatra e educador austríaco), a Disciplina Positiva é uma abordagem educativa que a norte-americana Jane Nelsen (psicóloga, educadora e mãe de 7 filhos) materializou num programa prático.

Esta abordagem tem como objetivo de encorajar crianças e adolescentes, por via de relações e interações assentes na firmeza e gentileza, respeito mútuo e cooperação, a tornarem-se, a curto e longo prazo, responsáveis, autónomos, resilientes e respeitosos para consigo próprios e com os outros, sem necessidade de se recorrer a métodos punitivos ou recompensas.

Com base nos ensinamentos e práticas da Disciplina Positiva, pais e educadores promovem uma educação e interação que a todo o momento procura potenciar o treino de competências socio-emocionais nas crianças – com os pais e educadores figurarem como modelos dessas mesmas competências. Em simultâneo, esta prática e ajuda as crianças a focarem-se na resolução de problemas e a desenvolverem uma autoimagem positiva, um forte sentimento de pertença e crença nas suas capacidades e uma autoestima saudável, logo desde a primeira infância.

As inscrições podem ser feitas até 14 de fevereiro, acedendo à página do evento.

https://nucliforma.pt/

www.emocoesaflordamente.ptPrograma “Crescer com Disciplina Positiva” com inscrições abertas