Problemas respiratórios e o uso de óleos essenciais em bebés e crianças

0
48
Essential oil of peppermint in bottle with fresh green peppermint

A aromaterapia é, resumidamente, a utilização das propriedades dos óleos essenciais direcionada para determinada necessidade, não apenas o uso de aromas agradáveis

As plantas contêm substâncias naturais, que atuam na sua própria proteção e defesa, com propriedades analgésicas, antisséticas, sedativas, estimulantes, imuno-protetoras, antiviróticas, expetorantes, entre outras.

O ser humano, ao observar a Natureza, aprendeu ao longo dos anos a tirar partido dessas propriedades para proveito próprio e a reconhecer a sua ação no plano físico, mental e energético.

Os princípios ativos desta química natural dos óleos essenciais, que devem ser 100% puros, libertam moléculas olfativas recebidas pelo nosso olfato, composto por milhares de nervos olfativos, que as encaminha para uma região do cérebro (sistema límbico) onde é feita a “descodificação” destas mensagens.

Desta forma, temos as respostas a nível físico, mental e/ou emocional que pretendemos.

(…)

Que óleos essenciais poderão ser usados? De que forma? São seguros? Qual a percentagem a usar? São as dúvidas e perguntas dos pais que querem, mas não sabem, como o fazer! Deixo aqui algumas respostas a essas perguntas e sugestões que poderão ajudar a solucionar alguns destes problemas sazonais.

Recomendo que o devem fazer como prevenção para que não vejam agravados sintomas que poderão levar a problemas mais graves ou como complemento de tratamento médico.

Cuidados especiais a ter quando se trata de bebés e crianças:

1 – Manter os óleos essenciais fora do alcance das crianças.

2 – Evitar o contacto dos óleos essenciais com a face e a boca das crianças. 

3 – Evitar o contacto dos óleos essenciais com os olhos e à volta dos mesmos. 

4 – Lavar sempre as mãos após a aplicação de um óleo essencial.

5 – Guardar os óleos essenciais em lugar fresco e longe da luz.

6 – Não permitir que seja a criança a manusear o óleo essencial, se o fizer, que seja

     sempre sobre visionamento do adulto.

7 – O “menos é mais”. Deve-se iniciar sempre com as doses mais baixas e se

      necessário aumentar.

8 – Em caso de dúvida, fazer sempre um teste antes de usar topicamente. 

Formas de uso recomendadas em bebés e crianças:

Uso AROMÁTICO:

Difundir é uma excelente maneira de aproveitar os benefícios dos óleos essenciais, sem a preocupação das reações da pele. O uso aromático é muito seguro e é geralmente bem tolerado. O tempo de difusão necessário varia em função da quantidade de óleo a difundir, a proximidade com o difusor, o tamanho do quarto, idade e necessidades da criança.

Uso TÓPICO: 

Ter em atenção que nas crianças a pele é mais fina e geralmente mais sensível. O óleo essencial deve ser sempre diluído em óleo vegetal, antes de ser aplicado. A massagem nas crianças é muito agradável e a aplicação pode ser feita nas costas, na parte superior do abdómen, no peito, nos braços, nas pernas e nos pés.

Diluição recomendada:

Óleos essenciais recomendados que, devido ao seu efeito antissético, calmante, expetorante e descongestionante, ajudam na desobstrução respiratória, no combate da tosse, na ansiedade e na diminuição do stress:

  • Eucalipto – (Eucalyptus)
  • Air – dōTERRA Air™
  • Hortelã-pimenta – (Peppermint)
  • Ravensara – (Ravintsara)
  • Árvore do Chá – (Tea Tree ou Melaleuca)
  • Tomilho – (Thyme)
  • Alecrim – (Rosemary)
  • Lavanda – (Lavender)
  • Camomila Romana – (Roman Chamomile) 
  • Laranja Selvagem – Wild Orange)

Escolher um ou dois dos óleos recomendados:

  • Colocar 1 a 2 gotas num difusor durante o dia ou à noite ao deitar. Deixar as portas abertas para a circulação do ar, principalmente em caso de bebés e crianças pequenas. O recomendado seria 1 gota por m2.

 

  • Colocar 1 gota no travesseiro (óleos 100% puros não mancham a roupa).

 

  • Diluir a quantidade de óleo (ver a tabela recomendada) em óleo vegetal e massajar na planta dos pés (ideal para bebés e crianças pequenas), peito e costas. Pode aplicar depois do banho ou ao deitar.

 

  • Colocar 1 gota na água do banho (diluir numa pequena quantidade de leite antes de colocar na banheira, para melhor absorção do óleo). Em crianças maiores pode-se colocar uma gota na esponja junto com o gel do banho (ter em atenção a escolha também destes produtos que devem ser livres de agentes causadores de alergias – parabenos, ftalatos, óleos minerais, propilenos, corantes ou aromas artificiais, entre outros).

 

  • Fazer um Spray Ambiental com 10 gotas diluídas em 125 ml de água destilada. Agitar bem antes de usar e pulverizar a área onde a criança está, pelo menos, 2 a 3 vezes ao dia. 

 

  • Limpar bem toda a área da casa e lavar todos os brinquedos (grandes causadores de alergias e problemas respiratórios). Recomendo diluir na água umas gotas de óleo essencial de Tea Tree, Lavanda ou, para mim a escolha ideal, a mistura protetora doTerra On Guard® .

Usos frequentes:

Eucalipto – Constipações, gripe, dor de garganta. É um ótimo estimulante, expetorante e limpa o ambiente.

Lavanda – Pelos seus efeitos calmantes proporciona um sono tranquilo, acalma a mente e o físico, pois as suas propriedades analgésicas ajudam no descongestionamento muscular e na tensão física proporcionada pela congestão nasal e respiratória.

Ravensara – Combate infeções gripais, é um excelente auxílio nos processos respiratórios e ajuda na imunidade. Tem um aroma muito agradável e refrescante, ideal para as crianças.

Tea Tree – Um forte antissético que ajuda no combate de bactérias, vírus e fungos. Um dos óleos essenciais mais importantes que garantem a imunidade do organismo.

Wild Orange – O óleo do coração, da alegria, proporciona bem-estar, é calmante. Ideal para usar no banho ou difundir durante o dia. Ter em atenção que após uso tópico não deve haver exposição solar. Todos os cítricos provocam fotossensibilidade. 

Roman Chamomile – O “Anjo da Guarda” dos óleos essenciais. Febre, congestionamento, dores musculares, tensão, ansiedade, insónia. É um “amiguinho” dos bebés e crianças de forma geral.

Sugestões:

Constipação 

  • 1 gota de Lavanda e 1 gota de  Tea Tree – difundir à hora de ir para a cama e pelo menos uma vez durante o dia.
  • 1 gota de Lavanda e 1 gota de Tea Tree – diluir em 2 colheres (sopa) de óleo de côco e massajar com uma pequena quantidade as costas ou/e no peito quando nas mudas das fraldas.

Bronquiolite

  • 1 gota de Roman Chamomile, 1 gota de Eucalipto, 1 gota de Tea Tree – diluir

           em 2 colheres (sopa) de óleo de base e aplicar na planta dos pés.

  • 1 gota de dōTERRA Air™ ou 1 gota de Ravensara – difundir durante o dia e ao deitar

Febre

  • 2 gotas Lavanda, 2 gotas de Tea Tree, 2 gotas de Limão Siciliano, 2 gotas de Roman Chamomile, 2 gotas de Eucalipto e 1 gota de Peppermint – preparar uma tijela com água morna (250 ml), juntar 2 gotas de óleos (da lista*) à sua escolha, utilize uma esponja pequena e macia para molhar e aplicar nas costas e testa para baixar a temperatura da criança. 

 

  • 1 a 2 gotas de Lavanda e 1 gota de Peppermint – diluir em 2 colheres (sopa) de óleo de coco ou amêndoas doces e massajar no pescoço, pés, atrás das orelhas e costas.

 

  • 1 gota de Lavanda, 1 gota de Limão Siciliano e 1 gota de Peppermint – diluir numa tijela com água fria (250 ml), molhe uma compressa na água e esprema. Coloque a compressa nas costas da criança durante 5 minutos. Seque as costas e massaje com 1 gota de lavanda, 1 gota de Tea Tree diluídas em 1 colher (chá) de óleo de côco.

Dentes a romper 

  • 1 gota de Lavanda e/ou Roman Chamomile – diluir em 2 colheres (sopa) de óleo de côco ou outro, massajar delicadamente com uma pequena quantidade ao longo do maxilar do bebé. 


Dor de Ouvido

  • 2 gotas de Lavanda, 1 gota de Roman Chamomile e 1 gota de Tea Tree – diluir em 2 colheres (sopa) de óleo de côco e aplicar atrás da orelha e na planta dos pés.

Espero que estas sugestões possam ajudar a resolver e prevenir alguns dos problemas desta época sazonal, assim como dar resposta a muitas dúvidas de pais e cuidadores de bebés e crianças perante a utilização de óleos essenciais.

POR: Manuela Soares 

Formadora e Terapeuta em Reabilitação e Bem Estar

Facebook: ms-oleosessenciaisterapeuticos • Instagram: @ms.oleosessenciais 

ARTIGO DISPONIVEL NA INTEGRA NA NOSS EDIÇÃO 23 NOVEMBRO. À VENDA NA NOSSA LOJA ONLINE COM OFERTA DE PORTES DE ENVIO