Como preparar o bebé nesta mudança de estação

0
87

Há que redobrar os cuidados com o seu bebé durante o Outono, altura em que se dão várias mudanças de temperatura – não tivéssemos o chamado “Verão de São Martinho” –, com o frio e ar mais seco a chegar.

Estes são fatores que aumentam o risco de os bebés ficarem constipados, com gripe, com dores de ouvidos ou garganta e alergias respiratórias.

Mas há alguns cuidados que pode ter para prevenir o aparecimento destas complicações:

Sabemos que está frio. Mas aproveite alguns momentos para arejar a casa, pois é importante que o ar circule. Mantenha a casa limpa e no quarto do bebé, evite ter objectos que acumulem pó e ácaros, como peluches, cobertores ou tapetes.

As roupas do berço devem ser mudadas duas vezes por semana e lave bem mantas ou casacos que estiveram guardados durante o verão.

Tenha atenção às vacinas do Plano Nacional de Vacinação, mantendo-as em dia. Informe-se também com o seu médico sobre a vacina contra a gripe.

Vá estando atenta ao nariz do bebé, pois se este estiver entupido vai deixar a criança mais instável e derivar numa doença mais grave. Para aliviar a congestão, lave as narinas com soro fisiológico e estimule a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia. Nos bebés, pode recorrer aos “aspiradores” de borracha criados para aspirar a secreção espessa.

A alimentação tem também um papel importante. Quanto mais saudável e rica em nutrientes, mais reforço estará a dar à imunidade do bebé. Não se esqueça também da hidratação, essencial no clima seco. Ofereça água à criança diversas vezes por dia.

Aproveitando os dias que não estão muito chuvosos, frios ou ventosos, tire partido dos dias amenos de Outono para passeios ao ar livre. É uma forma de evitar espaços fechados, com muita gente, e onde a propagação de vírus ocorre com mais facilidade.

Como já se disse, esta é uma estação que se caracteriza pelas variações de temperatura ao longo do dia. Assim, tenha em mente que o bebé não pode passar frio nem ter calor. Assim, tenha sempre à mão agasalhos, como mantas, meias, gorros e casacos, para poder protegê-lo quando começar a ficar frio.