Pílula masculina está a chegar 

0
46

Várias equipas de investigação estão a trabalhar em paralelo para desenvolver uma pílula anticoncecional masculina que seja pelo menos tão eficaz e segura quanto a pílula para mulheres, que já existe há 60 anos. 

Os investigadores que têm estado a trabalhar nesta solução para que também os homens possam controlar a fertilidade apontam para 2030 a possibilidade de as pílulas masculinas começarem a ser finalmente comercializadas.

A introdução de métodos anticoncecionais modernos foi revolucionária, não apenas em termos de liberdade sexual, mas também devido ao seu impacto no próprio tecido da sociedade. De repente, com os preservativos e a pílula disponíveis, a procriação não era mais o foco principal da relação sexual.

No entanto, apesar do enorme progresso, ainda há muito a fazer. E é importante que a gravidez seja uma escolha, tanto para os pais, como para as mães. A responsabilidade da prevenção deverá também ser do homem, porém, até agora, as opções de contraceção masculinas não são muito eficazes ou ideais, e estamos a falar do coito interrompido, o calendário fértil ou os preservativos. 

Agora, passados 60 anos desde que a pílula anticoncecional oral foi introduzida pela primeira vez para as mulheres, está a chegar a hora de também os homens terem uma opção igual.

(…)

( artigo na integra na nossa edição 14 impressa, à venda numa banca perto de si. Ou subscreva a nossa assinatura anual)