Philips Avent celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno

0
63

E destaca a importância do envolvimento do pai

Por ocasião da Semana Mundial da Amamentação, a Philips Avent destaca a importância do pai no envolvimento com a amamentação do recém-nascido;

As mulheres que recebem apoio dos seus parceiros durante o período de amamentação são mais propensas a manter o aleitamento materno ao longo do tempo[i];

A Philips Avent apoia a amamentação em todas as suas formas, quer sejam os bebés amamentados diretamente pela mãe ou usando leite materno extraído.

Philips Avent, a marca mais recomendada pelas mães, particularmente dedicada ao cuidado das mamãs e dos bebés, pertencente ao grupo Philips, líder mundial em tecnologias para a saúde, junta-se mais uma vez às iniciativas e actividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada anualmente de 1 a 7 de agosto.

Sob o lema “Proteger a amamentação, uma responsabilidade partilhada”, este ano destaca a importância da participação do companheiro na amamentação do recém-nascido.

De acordo com um estudo internacional realizado pela Philips Avent em 2019, sobre a participação dos pais na amamentação dos recém-nascidos, embora 8 em 10 casais estejam envolvidos em atividades como dar conforto ao bebé, menos de metade assume tarefas como limpar as bombas de leite e biberões e apenas 41% despendem tempo à procura de informações sobre a alimentação da criança.

Isso significa que há alguns aspetos dos cuidados com o recém-nascido que ainda são em grande parte responsabilidade da mãe e que há uma necessidade significativa de formação e educação dos companheiros. Isso reflete-se nos resultados da pesquisa, em que 76% das mães consideram que são necessárias mais informações para que seus parceiros possam auxiliá-las no processo de amamentação.

Há cada vez mais evidências que apontam para o facto de que a formação dos pais ou acompanhantes nas vantagens da amamentação pode duplicar a probabilidade de os bebés serem amamentados exclusivamente durante os primeiros seis meses de vida, por isso essa necessidade de informação aos novos pais é fundamental.[ii]

A pesquisa realizada em 14 países, com uma amostra de 3.594 utilizadores da aplicação Gravidez+, indica que 81% dos pais querem estar mais envolvidos no processo de amamentação dos seus filhos.

No entanto, apenas metade dos pais participa nas atividades de alimentação do bebé durante a noite (50%) ou ajuda a preparar os biberões com leite materno (53%), e apenas 44% se envolve na limpeza das bombas ou dos biberões.

Os resultados da pesquisa indicam que praticamente todas as mães entrevistadas desejam que os seus parceiros estejam envolvidos em todos os aspetos dos cuidados com o bebé. De forma global, 65% das mães desejam que os seus parceiros ajudem a preparar os biberões e 63% esperam ajuda para alimentar o recém-nascido durante a noite.

Vantagens do aleitamento materno

Os benefícios da amamentação para a saúde, tanto do bebé como da mãe, são bem conhecidos. Porém, embora as taxas de iniciação à amamentação após o nascimento permaneçam elevadas, entre 60% e 95%, apresentam uma tendência de queda nos últimos anos. Isso traduz-se em taxas de amamentação mais baixas após os seis meses de vida[iii] do bebé.

Apoiar as mães que desejam amamentar os seus filhos é primordial e fundamental, principalmente quando as mulheres têm cada vez menos tempo para se dedicar à amamentação e devem conciliar a maternidade com a carreira profissional.

Os seus parceiros podem desempenhar um papel mais ativo no processo de amamentação, especialmente desde o início da pandemia de Covid-19.

A amamentação requer investimento e apoio em todos os níveis. Atualmente, desde o início da pandemia de Covid-19, o acesso à amamentação está a ser limitado pelos requisitos de distanciamento social.

Este é um bom momento para criar uma rede ampla e eficaz de apoio à amamentação, que ajudará a criar um ambiente propício para que a amamentação ocorra e funcione. O primeiro elo desta cadeia de apoio passa pelo companheiro da mãe como parte ativa e vital da equipa de amamentação.

Família, amigos e profissionais de saúde desempenham um papel importante, mas envolver o parceiro oferece inúmeros benefícios. Na verdade, vários estudos indicam que as mulheres que recebem apoio dos seus parceiros têm maior probabilidade de iniciar e manter a amamentação ao longo do tempo.[iv]

Philips Avent, ajuda a prolongar a amamentação

Com este objetivo em mente, a Philips Avent quer aumentar a relevância e pertinência do papel do acompanhante ao longo da Semana Mundial do Aleitamento Materno, destacando a importância de uma rede de apoio adequada às mães e da participação ativa dos seus parceiros no processo de amamentação.

Para ajudar a prolongar o aleitamento materno, a Philips Avent tem diversos produtos e soluções, como a bomba extratora de leite, que incorpora a tecnologia Natural Motion.

Esta bombas permite uma extração confortável, rápida, simples e eficiente, mantendo os benefícios do leite da mãe.

Outro produto aliado neste processo é o biberão da gama Philips Avent Natural, que ajuda a facilitar a combinação da amamentação entre o peito da mãe e o biberão, uma vez que possui uma tetina com formato semelhante à mama, facilitando o abocanhar natural do bebé e uma válvula anticólicas que minimiza as cólicas do bebé e outros inconvenientes.

A Philips Avent sabe que os primeiros 1.000 dias de vida de um bebé são os mais importantes para o seu desenvolvimento, e a amamentação é um dos pontos essenciais.

A Philips Avent apoia a prática da amamentação em todo o mundo e está empenhada em ajudar os pais na prática do aleitamento materno com confiança.

A marca investe continuamente em inovação e pesquisa para encontrar soluções que ajudem especialistas e pais a atingirem os seus objetivos na amamentação e apoiem ativamente futuros pais nesta viagem.

Descobre mais sobre os produtos da Philips Avent:   Philips Avent Portugal