Pele atópica nos bebés e crianças: como pode a aromaterapia ajudar 

0
381

A dermatite atópica, vulgarmente chamada de pele atópica, é muito comum em bebés e crianças e caracteriza-se pela comichão, pele a ‘escamar’ e pelas manchas vermelhas

Nos bebés afeta braços, pernas, couro cabeludo e a zona da barriga e peito. Já nos mais velhos, a dermatite atópica é predominante na zona cervical, na dobra dos braços e na zona posterior aos joelhos. 

Por entre as centenas de famílias e crianças com as quais já tive o privilégio de me cruzar e ajudar, a pele atópica é uma das situações mais recorrentes que me chega. Seja pelo desconhecimento, seja pelo cansaço de testar toda a gama de que a farmácia dispõe, seja simplesmente porque querem usar soluções naturais para ajudar os seus filhotes. 

Felizmente os números e os resultados falam por si, desde que comecei a trabalhar como aromaterapeuta, já ajudei mais de 600 crianças a, naturalmente, ter mais saúde. 

Seja pelas ranhocas, tão típicas desta altura do ano, seja pela persistente e incómoda tosse, seja pelo reforço do sistema imunitário. 

Uma vez mais, para além do meu conhecimento técnico, junto a minha experiência de mãe. A mãe da Maria Miguel – A Mãe M&M.

Já vos falei aqui dos problemas respiratórios da minha Maria e como consegui encontrar resposta para os mesmos com a ajuda da aromaterapia (com todo o apoio da pediatra). Desta vez, partilho convosco a minha experiência, enquanto mãe, de como lidei com uma crise de pele atópica da Maria. 

Há cerca de quatro anos, a Maria teve, pela primeira vez, uma crise de pele atópica. Sem perceber bem o que se passava, levei-a ao dermatologista e saí de lá com uma lista infindável de cremes, alguns deles cheios de cortisona. Comprei tudo o que me recomendou, mas posso partilhar que só os usei duas vezes.

Na altura, já a profissionalizar-me em aromaterapia, estudei as terapêuticas recomendadas na dermatite atópica e os resultados falam por si: alívio imediato da comichão e, pouco a pouco, toda a vermelhidão desapareceu. Apenas e só com a aromaterapia e com uma dica de que vos falo mais à frente.

Pequenas soluções com grandes resultados

Começo por explicar que a aromaterapia não são só óleos essenciais, há todo um conjunto de possibilidades de que a aromaterapia dispõe que, para muitas pessoas, são completamente desconhecidas.

Falo então do óleo vegetal de calêndula, um excelente hidratante, calmante cutâneo, ao qual podemos adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou camomila romana e aplicar diariamente na pele do bebé.  Quanto às quantidades, depende muito da idade da criança e de todo um conjunto de fatores que explico aos papás quando me procuram para ajudar os seus pequenos. 

 

A pele atópica da pequena Teresa

No início deste ano recebi uma mensagem da mãe da Teresa, uma mãe que me marcou pela sua aflição e desespero. Lembro-me que, para além da mensagem, a mãe da Teresa enviou-me algumas fotos da pele da bebé e explicou-me que estava cansada de usar cremes cheios de químicos e que, ainda assim, a pele da sua bebé não melhorava. A menina coçava-se a todo o momento e de tanta comichão ficava irritada e acabava por dormir mal. Percebi que era urgente intervir e ajudar a pequena Teresa a acalmar a pele e a regenerar toda a zona mais afetada. 

Para além do óleo vegetal de calêndula e dos óleos essenciais de lavanda e camomila romana, partilhei com a mãe da Teresa uma receita tão simples, económica e prática que a minha mãe partilhou comigo e que ajuda muito a acalmar a pele das crianças. 

A receita consiste em colocar duas colheres de flocos de aveia numa taça com água morna. Deixamos arrefecer e, de seguida, filtramos a água (com textura leitosa) para dentro de um borrifador.

Podemos aplicar várias vezes ao dia na pele irritada ou embeber compressas e aplicar em cima das zonas mais afetadas.

A aveia atua como calmante e regeneradora da pele, ajuda a acalmar a irritação, comichão e o desconforto. Resultou com a Maria, com a Teresa e com dezenas e dezenas de crianças que já tive o privilégio de acompanhar. 

A aromaterapia é eficaz, tem resultados comprovados e, se aplicada diariamente, faz toda a diferença na saúde dos pequenos. 

Quando me perguntam o que me faz feliz… é tão somente isto. Fazer a diferença e ajudar todas estas crianças e papás a ter mais e melhor qualidade de vida. 

POR: Ana Margarida Santos _ Aromaterapeuta Especializada em Saúde Infantil