Passos simples para “estar” com os netos 

0
65
Passos simples para “estar” com os netos 
Passos simples para “estar” com os netos 

A pandemia veio trazer um vazio enorme a muitos avós que estavam habituados a conviver com os netos. Impedidos de estar fisicamente juntos, as videochamadas podem ser uma solução para, pelo menos, poderem ver-se enquanto falam, ajudando a matar saudades. 

Neste artigo vamos tentar, de uma forma simples, sugerir algumas ferramentas e aplicações que poderão ser utilizadas para fazer videochamadas para os seus netos, ou seja, um telefonema, com imagem. Para isso, e como ponto de partida, vai precisar de um smartphone ou de um computador com câmara e de internet. 

Whatsapp

O WhatsApp é uma aplicação gratuita que pode ser descarregada em qualquer smartphone. Utilizando a sua ligação à Internet pode fazer videochamadas, bastando para isso marcar o número de telemóvel do destinatário. No máximo, podem estar em linha quatro pessoas. Além disso, pode enviar mensagens de texto, fotografias, vídeos, documentos e mensagens de voz. Acredite, um mundo novo vai abrir-se para si e vai sentir-se bem mais próximo dos seus familiares mais queridos. O Whatsapp também pode ficar instalado no computador. 

Facebook Messenger

O Facebook também possui como solução de videchamada através do Messenger, a ferramenta que é utilizada para trocar mensagens privadas. Assim, se já tem conta nesta rede social ou se pretende criar uma (é gratuita), recorra depois à parte das mensagens e, no canto superior direito da caixa de diálogo encontra o símbolo de uma câmara de filmar. Clicando aí, começa a estabelecer a ligação para o seu contacto. Esta solução só funcionará se os seus netos também tiverem conta no Facebook.

Google Hangout


O Google Hangout tem vários planos, inclusive pagos, mas vamos ao mais simples. Só tem de ter uma conta de email do Gmail e à esquerda terá um separador com uma área de chat, onde pode conversar com os seus contactos desde que tenha os seus endereços de email. Na caixa de diálogo, é possível efectuar, de forma gratuita, videochamadas, sendo também uma excelente e simples solução para se manter em contacto com os netos. O símbolo da câmara de filmar está lá bem visível. 

Zoom


Se tem muitos netos e pretende reuni-los numa só chamada, esta é a aplicação certa para si. Na modalidade gratuita, que pode ser descarregada tanto no smartphone, como no computador, cada chamada pode durar até um máximo de 40 minutos e reunir até 100 pessoas. É muito intuitiva na sua utilização, bastando enviar um convite para as pessoas com quem quer fazer a reunião. 

Skype


Esta é das plataformas mais antigas para videochamdas. Da Microsoft, permite que estejam em linha 10 pessoas ao mesmo tempo e para utilizá-la basta fazer o download para o computador ou para o smartphone