“ParentCoach: Chatbot interativo apoia pais de “primeira viagem””

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O mundo da parentalidade representa, por si só, um grande desafio.

Pais sem experiência ou suporte familiar poderão encontrar dificuldades acrescidas.

Foi no sentido de auxiliar pais de “primeira viagem” – proporcionando informação fidedigna e de fácil compreensão – que surgiu o ParentCoach: um chatbot interativo, de liguagem acessível, e que poderá ajudar nos cuidados neonatais, evitando o aparecimento de complicações ou problemas de saúde graves.

Em desenvolvimento pelo centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), em conjunto com a Aurora Tech AI, a University of Cape Town e o Wits Health Consortium, o ParentCoach arrancou no início do ano com o objetivo de democratizar o acesso a informação neonatal.

O chatbot, junção das palavras em inglês chat (conversa) e bot (robô), é uma tecnologia que permite obter informação através de uma conversa com um agente, recorrendo a Inteligência Artificial de modo a encontrar respostas para problemas comuns.

O ParentCoach partiu do Aurora, um chatbot criado pela empresa Aurora Tech AI e desenhado para pais portugueses com o intuito de facilitar informação relevante sobre como melhorar o sono das crianças, como lidar com problemas da amamentação, e com outras dúvidas e inseguranças.

Agora, e com base nos receios e questões mais frequentemente apresentados, a equipa de investigadores vai adaptar a tecnologia à realidade de África do Sul.

A par dos temas mais referenciados pelos pais em Portugal, o novo chatbot irá agora incluir informação relevante sobre alguns riscos de doenças mais comuns em África do Sul, nomeadamente a transmissão HIV de mãe para filho, má nutrição, entre outras.

De forma a adaptar o chatbot ao contexto Português e Sul Africano, o FhP-AICOS ficará responsável por desenvolver as entrevistas, sessões de observação e design participativo nos dois países, considerando e integrando as perspetivas e conhecimento de pais, famílias e profissionais de saúde.

Pretende-se com este projeto melhorar o chatbot Aurora e desenvolver novas funcionalidades, assegurando a pertinência e adequabilidade do sistema para as necessidades dos seus utilizadores.

A experiência do FhP-AICOS em user research e design centrado no utilizador será ainda promovida através de atividades de intercâmbio e duas ‘summer school’ dedicadas ao tema.

– site: www.aicos.fraunhofer.pt

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