Os produtos certos para usar na massagem do bebé

0
106

Os bebés adoram e precisam ser tocados, abraçados e acarinhados. O colo, o toque e a ligação pele com pele têm vindo a ser cada vez mais alvo de estudo, concluindo que são um excelente estímulo para o bebé, a melhor forma de o acalmar e fazê-lo sentir-se seguro.

A massagem é perfeita para reforçar a relação com o seu bebé mas também para lhe transmitir o carinho e afeto tão necessário. A pele é o maior órgão do corpo humano e o toque é a primeira forma de comunicar com o bebé, daí ser tão importante que seja estabelecido assim que ele nasce.

Para realizar a massagem, pode usar um óleo ou uma loção para facilitar os movimentos, uma vez que vai passar as suas mãos, várias vezes, pelas mesmas zonas do corpo do bebé.

Se for uma loção, convém que seja fluída, para que não “esfarele” e crie desconforto. Procure também saber quais são os ingredientes, para se certificar que a sua composição é o mais natural possível.

Caso opte por um óleo, é aconselhável um óleo vegetal, por não apresentar perigo para o bebé. Por exemplo: grainha de uva, óleo de coco, de abacate ou amêndoas doces. Preferencialmente óleos de primeira prensagem a frio, que garantem qualidade e pureza.

Convém que sejam produtos o mais naturais possíveis porque terá de massajar as mãos do bebé e ele poderá levá-las à boca. Assim como a sua pele irá absorver tudo o que lhe ponha, por isso, escolha com cuidado e atenção o produto a usar.

O óleo ou loção devem sempre ser colocados diretamente nas suas mãos, porque podem estar frios e criar uma reação indesejada. Colocando nas suas próprias mãos, deverá friccioná-las de forma a aquecê-las e aquecer também o produto, podendo depois iniciar a massagem.

No final, se sentir que a pele do bebé tem excesso de produto, pode ajudar a absorver com uma toalha, podendo então de seguida vesti-lo. Termine sempre com um longo abraço e muitos beijos, nunca são demais!

POR: Magda Soares _Formadora e Terapeuta

E-mail: inspira.magdasoares@gmail.com      Instagram: inspira.magdasoares