Os piolhos e as crianças o que deve saber

0
220

Apesar de muito comum em idade escolar, os piolhos tornam-se muitas vezes num problema que preocupa os pais e educadores. A pediculose capilar é uma infestação contagiosa e recorrente, que é erradamente conotada com as classes mais desfavorecidas e com a falta de limpeza. Na verdade, afeta indiscriminadamente crianças e adultos, de todas as classes sociais e é independente de uma boa ou má higiene pessoal.

O que são os piolhos?

Os piolhos são insetos que parasitam a cabeça humana, alimentando-se de sangue a partir do couro cabeludo. Como são muito pequenos e translúcidos, a sua deteção torna-se difícil. No entanto, adquirem cor escura depois de se alimentarem. Não saltam nem voam, transmitindo-se apenas por contacto direto de cabeça a cabeça ou pela partilha de artigos pessoais.

O que são as lêndeas?

As lêndeas são os ovos dos piolhos que são depositados junto das raízes capilares. Têm cor branca prateada e podem ser confundidos com caspa. No entanto, diferem desta por serem muitos duros, ficando colados ao cabelo e a sua remoção manual é muito difícil.

Quem pode ser afetado pelos piolhos?

Crianças de ambos os sexos assim como os pais, educadores, avós e professores. Os animais domésticos não são transmissores porque os piolhos infestam apenas o ser humano.

Como se transmite?

A pediculose dá-se por contacto direto entre cabeças ou através da partilha de objetos (como fitas, gorros, chapéus, etc.).

Quais os sintomas?

O sintoma mais comum é a intensa comichão e o ato de coçar pode levar ao aparecimento de pequenas feridas e infeções. Em casos mais esporádicos, as pessoas afetadas não sentem comichão pelo que o cabelo deve ser verificado regularmente.

Não há qualquer relação entre os piolhos e a falta de higiene e por isso não há que ter medo ou vergonha. Ajude a desmistificar esta situação, mantenha-se atenta aos sinais da criança assim como às informações e recomendações da creche relativamente ao grupo escolar.

CATTIER Champô Protetor Anti-piolhos*

200 ml; PVP: 12,99€

Ideal após um tratamento de piolhos. A sua fórmula enriquecida com óleos essenciais biológicos de alfazema, melaleuca, gerânio, vinagre de quássia e óleo de andiroba. Protege o cabelo e acalma o couro cabeludo. A partir dos 3 anos.

*Produtos formulados com ingredientes naturais parcialmente produzidos por métodos de agricultura biológica

À VENDA EM LOJAS CELEIRO E EM CELEIRO.PT

 

CONTEÚDO PATROCINADO M&G Stories