Os dentes do meu bebé estão a nascer, e agora?

0
178
Os dentes do meu bebé estão a nascer, e agora?
Os dentes do meu bebé estão a nascer, e agora?

Já contou os dentes do seu bebé?

A primeira dentição apresenta 20 dentes no total e demora em média três anos a ficar completa.

O desenvolvimento dos dentes inicia-se quando o bebé ainda está no útero da mãe, mas o primeiro dente aparece por volta dos seis meses. Normalmente, o primeiro dente a romper é um dos incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva de baixo), rapidamente seguido pelos incisivos centrais do maxilar inferior e superior.

O nascimento dos primeiros dentes é uma fase de alegria e orgulho para todos os pais. Durante este período, há também algum sofrimento, tanto para os bebés, como para os pais, que não entendem a razão de os bebés chorarem ou de se recusarem a comer. É muito comum os bebés sofrerem mudanças de humor, distúrbios de sono e podem até mesmo ter febre. 

A genética influencia o momento em que os dentes começam a aparecer, por isso, nascerem mais tarde não significa que haja algum problema com o desenvolvimento do bebé.

A primeira dentição, os dentes de leite no total de 20 dentes, dividem-se em 10 dentes superiores e 10 dentes inferiores.

Todos eles serão mais tarde substituídos pelos dentes permanentes.

Qual a ordem para a erupção dentária dos bebés? 

(…)

Os dentes do meu bebé estão a nascer, e agora?
Os dentes do meu bebé estão a nascer, e agora?

O que acontece quando os dentes estão a nascer?

Durante a erupção dos dentes, os bebés têm mais saliva na boca do que o habitual e as gengivas podem ficar inflamadas e vermelhas. Frequentemente os bebés colocam as mãos e objetos mais vezes à boca, têm vontade de morder, perdem o apetite e têm dificuldade em adormecer. 

(…)

Nestes casos, ainda que raramente, poderá surgir uma febrícula (excecionalmente acima de 38,8 ºC). O nascimento dos dentes pode coincidir com a entrada na creche, onde o bebé contacta com outras crianças e pode ficar doente. Assim, a febre pode não ser um sintoma do nascimento dos dentes mas sim um sinal de doença.

(…)

Logo que o bebé tenha dentes, pode começar a escovar os dentes com escova de dentes com cabeça pequena e macia. Será uma tarefa divertida e eles devem entender  que escovar os dentes é importante e assim nunca se irão esquecer à medida que vão crescendo.
Ao nascer o primeiro dente de leite a higiene oral deve passar a ser uma preocupação dos pais.

(…)

Após esta primeira consulta, o bebé deve visitar a clínica para prevenção e acompanhamento do seu crescimento, consoante a opinião do médico, sendo que as visitas não serão mais espaçadas do que seis meses. É muito importante que o bebé se habitue ao ambiente da clínica para nunca gerar medos, mas sim conforto e confiança.

 

Curiosidade: 

Cerca de 1 em cada 2000 bebés nascem com um dente natal. Este dente interfere com a sucção, essencial à alimentação do bebé e se magoar a língua do recém-nascido deve ser removido. Em alguns casos, o dente acaba por cair naturalmente ao fim de alguns dias ou semanas.

POR: Soraia Oliveira _ Médica Dentista -Prática Clínica em ortodontia e odontopeditria Certificação Invisalign. Certificação Myobrace

 (ARTIGO DISPONIVEL NA INTEGRA EDIÇÃO 17 À VENDA NA LOJA ONLINE (PORTES GRÁTIS) E EM BANCA PERTO DE SI. NÃO PERCA!!)