Os bebés sonham?

0
198
Smiling baby girl lying on a bed sleeping on blue sheets

São vários os estudos que tentam responder às dúvidas sobre a partir de que altura o bebé começa a sonhar e que tipo de sonhos tem.

Desvendamos nesta edição alguns resultados dessas investigações e, por isso, entremos então no mundo encantado do cérebro dos mais pequeninos.

A resposta à pergunta do título é “sim”. Aliás, há investigadores que afirmam que os bebés começam a sonhar ainda no útero da mãe, já que verificaram atividade cerebral durante o sono.

Bem, a verdade é que os bebés passam grande parte do tempo a dormir, daí que tenha desde cedo surgido a questão sobre a partir de que altura começariam a ter sonhos.

São por isso muitas as investigações que se debruçam sobre esta temática, com alguns cientistas a chegar à conclusão de que, os sonhos, tal como os temos em adultos, acontecerão por volta dos 18 meses. 

Porém, os bebés entram na fase REM (rapid eye movement) da mesma forma que os adultos, tal como provou Charles P. Pollak do Centro para Medicina do Sono do Weill Corner Hospital de Nova Iorque, entre outros. É na fase REM que os sonhos acontecem. 

Num adulto, este período do sono pode durar até uma a duas horas, mas nos bebés podemos estar a falar entre seis a oito horas. 

(…)

Até lá, não se sabe ao certo com o que os bebés sonham, mas, tal como os adultos, os sonhos estarão relacionados com as suas vivências, que por esta altura passam por cheiros, o sabor do leite materno, estar nos braços da mãe ou do pai ou com texturas e sons.

Os conteúdos tenderão a enriquecer conforme o crescimento e aos 18 meses já será possível haver uma maior aproximação entre aquilo que o bebé sonha e as suas experiências reais, mas ainda é tudo muito confuso e, apesar de já conseguir relatar o que sonhou, ainda mistura muito a realidade da “ficção”.

Aos três anos, altura em que as angústias e medos começam a surgir, os sonhos são mais claros, podem surgir os primeiros pesadelos, mas é aos cinco anos que a criança conseguirá ver-se também como um espetador do seu sonho e não somente um ator que faz parte dele.

Mesmo no mundo dos adultos, a esfera dos sonhos continua envolta em mistério. Talvez por isso, sonhar continue a ser tão mágico e importante. Continuemos, pois, a sonhar!  

ARTIGO DISPONIVEL NA INTEGRA NA EDIÇÃO 19 À VENDA NA NOSSA LOJA ONLINE! OFERTA PORTES DE ENVIO. COMPRE JÁ!!!