O papel da Podologia no autismo

0
56
Medical massage at the foot in a physiotherapy center. Female physiotherapist inspecting her patient.

A clínica Médica Nau, recentemente inaugurada, é especializada na prestação de cuidados de saúde, em regime ambulatório, ao domicílio ou online

Deste modo, destacamos a área da Podologia, com o tema do autismo e as suas repercussões no campo podológico.

A Podologia é a ciência na área da saúde que atua na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do membro inferior, nomeadamente o pé e as suas repercussões no organismo humano.

A Podologia comtempla diversas especialidades e áreas de intervenção, levando a um conhecimento e domínio capaz de desmembrar e individualizar o diagnóstico e o tratamento.

O autismo é uma perturbação no desenvolvimento. Esta apresenta-se como um conjunto de alterações e transtornos que afecta o normal crescimento e desenvolvimento da criança.

Apresentam diversas características, padrões repetitivos de comportamento, interesses e/ou actividades e défice persistente na comunicação e interacções sociais. 

Especificamente, pessoas com autismo tendem a ter dificuldade de controle na postura corporal, que podem estar associadas a menos estabilidade.

É comum entre as crianças autistas em fase de crescimento, “o andar na ponta dos dedos”, chamado de “marcha equina”, que acontece por conta da sensibilidade que a criança tem e que corrompe o equilíbrio e orientação espacial.

Isto pode gerar deformidades no alinhamento do pé, dores musculares crónicas, queratopatias, «calosidades» nas cabeças dos metatarsos, ou na  ponta dos dedos, causando dor e desconforto.

Isso, somado a outras questões como baixo limiar de dor, baixa propriocepção e dificuldades de comunicação, tornam a intervenção e o tratamento das patologias podológicas “uma prioridade» e daí a importância de se promover a atenção aos cuidados posturais.

POR: NauSaúde_ Dra. Patrícia Araújo _ Podologista

email: clinicamedicanausaude@gmail.com

site: www.clinicamedicanausade.com        Facebook: @NauSaúde Clínica Médica