O LEITE QUE FAZ CRESCER!

0
313

Parece que nasceu onteme já fez um ano! Como cresceu rápido!

A aventura vai continuar e ele vai continuar a crescer e a desenvolver-se a cada dia. Isto significa que uma boa nutrição não termina por aqui. Ao dar-lhe um leite infantil enriquecido com nutrientes essenciais está a ajudá-lo no seu crescimento: dos pés à cabeça!
Vejamos: a partir de um ano de idade os bebés entram numa fase mágica de curiosidade, mas ao mesmo tempo de enorme descoberta pelo mundo que os rodeia e que eles ainda não conhecem, mas que estão determinados a explorar. Ficam (por assim dizer) mais independentes e autónomos: já comem sozinhos e sentam-se à mesa com a família, com grande prazer e alegria.
Ele já é capaz de trincar, mastigar e usa a colher com boa coordenação motora fazendo o movimento da mão para a boca. Aperta o polegar e o indicador para agarrar nos alimentos e bebe por um copinho. Como está crescido!
Por isso, continua a ser muito importante que a sua alimentação seja cuidada, diversificada e muito divertida. Pratos coloridos podem estimular o seu apetite e satisfazer a sua curiosidade pelos alimentos que ainda não provou. Não desista de lhe dar a experimentar novos alimentos, texturas e sabores e viver grandes momentos mesmo que nem toda a comida acabe na pequena barriguinha do seu bebé.

Leite de vaca só depois dos três anos

Um leite infantil adequado e equilibrado pode fazer a diferença, especialmente se a alimentação ao longo do dia não for a mais variada. Talvez até já lhe tenham surgido algumas dúvidas quanto à melhor opção a dar ao seu bebé. Por exemplo: “Porque não dar leite de vaca”?
O elevado consumo de proteína existente no leite de vaca está associado a um rápido ganho de peso até aos 24 meses de idade e a uma maior predisposição para obesidade futura. Por isso, o leite de vaca é desaconselhado durante o primeiro ano de idade, devendo ser idealmente introduzido após os 36 meses de idade (segundo a opinião de várias Sociedades Científicas).

Leite de crescimento: uma solução equilibrada

Nesta fase, as necessidades de cálcio são muito elevadas e uma bebida láctea infantil (leite de crescimento) pode assegurar a suprir estas necessidades. É especialmente desenhada a pensar nas crianças de 1 aos 3 anos de idade e é uma excelente solução. Isto significa que a sua composição é ajustada às necessidades da criança pequena: contém a qualidade e quantidade proteicas que ajudarão na continuidade do crescimento; tem uma suplementação de ferro bem como de outros minerais, tais como o iodo, o zinco e vitaminas e contém uma composição de gordura que oferece ao bebé um equilíbrio ajustado entre gorduras saturadas, mono e polinsaturadas. Assim, o leite de crescimento constitui uma opção equilibrada e apropriada a esta fase da vida da criança.
Não se esqueça que os bebés têm necessidades nutricionais muito específicas. Como pais, certamente que vão continuar atentos a todas elas e a acompanhar bem de perto todas as conquistas que ainda virão.

Textos e agradecimentos: Dra. Helena Canário MedicalScientific Manager – lnfant Nutrition Nutricionista Membro da Ordem 0380