Não comas o que sentes

0
94

Queres emagrecer.

Tens um dia menos bom no trabalho, chegas a casa cansada e sem paciência e refugias-te na comida.

Queres emagrecer.

O que desejas para ti neste momento não está a acontecer, sentes-te triste e desanimada e vais procurar conforto na comida.

Queres emagrecer.

Sentes-te agitada, ansiosa, algo te está a incomodar e não sabes bem o quê e para acalmar o que sentes vais procurar algo para comer.

E em qualquer uma destas situações, para além de não ficares minimamente satisfeita com o que comeste, mal saboreaste e nem te lembras de ter mastigado. E mais ainda: comer não resolveu nada do que estavas a sentir. Provavelmente ainda ficaste a sentir-te pior do que já estavas antes de comeres porque queres emagrecer e não estás a conseguir fazê-lo assim.

Com tudo isto acontecem duas situações significativas:

A primeira – Tentares resolver o que sentes com a comida não te vai ajudar a emagrecer de vez. Porque és humana, tens emoções e elas vão surgir constantemente ao longo da tua vida. Já imaginaste como vai ser o teu emagrecimento se sempre que tiveres uma emoção menos boa recorreres à comida para tentares melhorar o que sentes? Pois é, não vai ser um processo nada fácil. Por isso é tão importante aprenderes a lidar com as tuas emoções de uma forma mais tranquila, porque elas vão ser um ponto-chave no teu emagrecimento.

A segunda – Enquanto comes até está tudo mais ou menos bem, mas assim que acabas de comer és consumida por um tal sentimento de culpa e de arrependimento que te sentes uma falhada no teu emagrecimento. E não tem de ser assim. Não precisas de viver assim. Tu queres viver com esse peso físico e emocional? Acredito que não.

Na próxima vez que tiveres de lidar com alguma situação semelhante:

Pára;

Respira fundo;

Pensa no que estás a sentir; 

Aceita o que sentes;

Pensa no que podes fazer para te sentires de outra maneira (para além de comeres);

E decide o que queres fazer nesse momento.

Pronta para parar de sabotar o teu emagrecimento?

Um beijinho,

Mónica Petrides _Especialista em Autocuidado & Emagrecimento (sem dietas)

www.monicapetrides.com

info@monicapetrides.com