Os hábitos alimentares aprendidos durante a infância deter minam os comportamentos alimentares na idade adulta.
Os pais, a família e os educadores em geral desempenham um papel fundamenta l na aprendizagem do “comer saudável” por que, à semelhança do que acontece noutras áreas do saber, as crianças não estão dotadas de conhecimentos para escolher os alimentos em função do seu benefício e valor nutricional, por isso criam os seus hábitos alimentares com base na observação dos adultos.
Desta forma, podemos admitir que a estrutura familiar tem influência muito significativa na evolução dos hábitos alimentares das crianças. Atualmente, a obesidade in fantil representa um grande problema de saúde pública.
Por este motivo, e uma vez que uma grande proporção de pais não tem perceção do excesso de peso dos seus filhos, é importante estabelecer-se barreiras, criar-se métodos de ensino alimentar e nutricional e atribuir-se responsabilidades aos pais, familiares e educadores, para modificar o panorama instalado.
Há pequenas atitudes a tomar no que diz respeito à educação ali mentar das crianças e que podem determinar os seus hábitos no futuro. Seguem –se alguns conselhos:
SEJA UM EXEMPLO PARA O SEU FILHO
Dar o exemplo é a forma mais eficaz de incutir bons hábitos no seu filho. É normal que as crianças queiram provar tudo aquilo que os adultos comem, por isso prefira alimentos de boa qualidade nutricional, como vegetais, fruta e legumes. Como é que o seu filho vai comer brócolos satisfeito, se os pais estão a comer batatas fritas? !
REÚNA A FAMÍLIA À MESA EM TODAS AS REFEIÇÕES PRINCIPAIS
Faça das refeições um momento calmo, agradável e que permita o partilhar das experiências do dia a dia. Desliguem as televisões, afastem-se dos telemóveis, tablets e computadores. Permita que as crianças se concentrem na sua refeição, tornando-a num momento agradável do seu dia.
BRINQUE COM OS ALIMENTOS E ENFEITE O PRATO
A forma como os alimentos estão dispostos no prato, a sua cor e o seu aspeto podem ter muita influência no desenvolvi mento dos gostos e preferências das crianças.
EXPLIQUE ÀS CRIANÇAS A ORIGEM DOS ALIMENTOS
É muito importante levar a criança às compras e fazê-la participar na escolha dos produtos mais saudáveis mas, para além disso, a criança deve entender de onde vêm os alimentos e todo o processo que sofrem até chegarem às prateleiras dos supermercados . Leve a criança às hortas de produção local e faça-a provar, sentir e apreciar os “produtos da terra”.
RECORDE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
A alimentação saudável também inclui uma ingestão ade quada de água. A água deve ser a bebida de eleição das crianças, de forma a evitar que recorram aos sumos e refrigerantes sempre que sentem sede. É fundamental habituá-los desde cedo ao consumo regular de água.
SEJA PERSISTENTE
As crianças precisam de mais do que uma tentativa para experimentar e conseguir gostar de n ovos alimentos. Se não conseguir que a criança coma um alimento na primeira vez, procure uma maneira diferente de o preparar ou de apresenta–lo de uma maneira mais apetecível. Nunca desista! É normal que a criança rejeite sabores e texturas que não está habituada, mas depois as suas pupilas gustativas vão –se renovando e preparando o paladar para os novos alimentos. •