MINIMALISMO DIGITAL

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O Minimalismo é uma filosofia de vida que pode ser aplicada às várias áreas da nossa vida e neste artigo explico como podemos aplicar o minimalismo na utilização da tecnologia.  

Esta filosofia de vida e o seu foco no essencial pode ajudar-nos a simplificar a utilização do telemóvel e também das redes sociais, reconhecidamente dois dos grandes consumidores de tempo da atualidade.

Como saber se necessita de controlar e minimizar a utilização que faz do digital? 

Se detetar algum destes sinais, está na altura certa de agir: 

  • mais de 1h e meia de utilização diária do telemóvel;
  • não conseguir estar sem o telemóvel (sentir dependência); 
  • não conseguir ver TV sem verificar o telemóvel;
  • verificar o telemóvel é a primeira coisa que faz ao acordar;
  • dificuldade em dormir 

Como aplicar o Minimalismo na utilização da tecnologia

1. Fazer um Detox Digital

A utilização excessiva do telemóvel e das redes sociais, para além de nos consumir tempo, desfoca-nos, distrai-nos, rouba a atenção do que é realmente importante, provoca danos na nossa saúde e prejudica as nossas relações interpessoais. E todos nós, utilizadores, sabemos isso. É essencial termos períodos diários de descanso e de não utilização do telemóvel, fazer um detox digital.

2. Desligar as Notificações

Manter as notificações ligadas distrai-nos frequentemente das tarefas que estamos a fazer. Uma das simples ações que podemos fazer para sermos mais produtivos e verdadeiramente presentes nas tarefas que estamos a fazer é desligar as notificações das redes sociais, email, etc.  

3. Deixar de seguir algumas contas que já não nos inspiram

Muitas vezes seguimos nas redes sociais pessoas, marcas, entre outras contas que no momento presente já não fazem sentido ou já não nos inspiram. Essas contas que aparecem no nosso feed e que já não gostamos assim tanto, estão a competir pela nossa atenção e a desviar-nos das contas que queremos realmente ver e deixar que nos inspirem!

4. Sair de grupos de mensagens que não nos trazem valor acrescentado

Quem não está em grupos que já nem sabe para que servem ou com que intuito foram criados. Passam o dia a buzinar no nosso telemóvel. Passam o dia a chegar-nos mensagens e estímulos que não queremos e que não nos trazem valor acrescentado. Logo, educadamente, informem o administrador que vão sair e saiam!

5. Não usar o telemóvel antes de ir dormir

Muitos de nós antes de apagar a luz dão aquela olhada rápida ao telemóvel, às redes sociais, ao email, ao WhatsApp e vão dormir. Só que em vez de um sono retemperador, de um sono profundo, dormem super estimulados, acordando cansados e sem energia. E o que fazem mal toca o despertador?  

6. Deixar de verificar o telemóvel mal acordarmos

Pois é, mal acordam dão uma olhada ao telemóvel e inundam o cérebro, que não está totalmente recuperado, nem processou o excesso de informação do dia anterior, de mais informação, imagens, fotos, textos, afazeres, etc. Que descubramos todos o prazer de acordar devagar, de deixar os nossos pensamentos fluir e de sermos verdadeiramente os donos do nosso tempo.

7. Aplicar o Mindfulness no dia-a-dia

Não só por uma questão de saúde e segurança, mas também de sanidade mental, temos TODOS de parar urgentemente de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Já repararam que caminhamos de telemóvel na mão?

Que conduzimos de telemóvel na mão?

Que vemos espetáculos de telemóvel na mão, só para captar a melhor foto ou vídeo?

Que falamos com os nossos filhos com o telemóvel na mão?

São pequenas mudanças, mas que poderão ter um grande impacto na nossa vida.

 

Cláudia Ganhão

POR: Cláudia Ganhão | Especialista em Minimalismo & Produtividade 

www.claudiaganhao.pt

https://www.instagram.com/claudia_ganhao/