Massajar para relaxar

0
116
Baby massage. Mother massaging infant belly, kid laughing

Massajar o seu bebé pode ajudá-lo a que consiga relaxar e tenha uma noite de sono mais tranquila… e bem sabemos o quanto os pais também precisam disso!

Pensem bem: quando recebem uma massagem, num ambiente tranquilo e aquecido, com uma luz suave e uma música relaxante, inevitavelmente acabam por libertar tensões e entregam-se ao momento.

É também o que acontece com os bebés. Eles precisam sentir que estão num ambiente seguro e confortável para conseguirem descansar.

Por isso, fazer uma massagem antes da hora de o deitar, pode ser um bom ritual para contribuir para esse relaxamento. Antes de realizar a massagem, garanta que tem tudo o que precisa à mão, uma ou duas toalhas, alguns resguardos, toalhitas ou compressas e a loção para a massagem.

Durante a massagem vá falando com o seu bebé, num tom suave e tranquilo, vá descrevendo o que está a fazer, isto permite que o bebé acalme e se sinta mais seguro com o que está a acontecer.

Comece por fazer apenas alguns movimentos e vá aumentando o tempo e o número de repetições à medida que o seu bebé vai aceitando nas vezes seguintes. O ideal será que a massagem dure cerca de 15 a 20 minutos, nunca excedendo os 30 minutos.

Comece pelos pés e pernas e vá avançando para outras zonas do corpo nas vezes seguintes para que, aos poucos, o bebé se habitue a receber a massagem em todo o corpo, sem estranhar ou se sentir incomodado.

Durante toda a massagem diga ao seu bebé o quanto o ama, beije-o e acolha-o sempre que perceber que está a ficar irritado, pois a ideia é relaxar e não o contrário. Vai perceber que, aos poucos, o seu bebé ficará mais recetivo a este momento e conseguirá acalmar e relaxar mais facilmente. 

POR: Magda Soares _ Terapeuta Especialista na Massagem do Bebé

www.magdasoares.pt