MASSAGEM TERAPÊUTICA E REFLEXOLOGIA ANIMAL  

0
407
MASSAGEM TERAPÊUTICA E REFLEXOLOGIA ANIMAL  
MASSAGEM TERAPÊUTICA E REFLEXOLOGIA ANIMAL  

A sensação calmante do toque e da manipulação dos músculos oferece muitos benefícios e é realizada  entre humanos há milhares de anos. Desta forma, para os animais, a massagem tem a mesma capacidade  relaxante e terapêutica do que para nós, aumentando os níveis de serotonina e ativando o sistema  sensorial. 

A pressão da massagem animal é menor que a da humana e os movimentos realizados, assim como o  tempo da massagem, são somente determinados pelo animal, respeitando sempre a sua vontade.

A massagem pode ser realizada com o objetivo de relaxar o animal, como complemento na sua  recuperação e na resolução de alterações comportamentais, mas sem substituir o tratamento veterinário.

Por ser um procedimento que propicia o equilíbrio corporal, contribuindo para a prevenção de certas  doenças, a massagem promove assim o bem estar e a qualidade de vida do seu companheiro de quatro  patas. 

Alguns benefícios a longo prazo da massagem frequente: 

– Diminuição do stress; 

– Melhoria na relação de confiança e socialização com humanos (significativa em gatos); – Maior amplitude articular e aumento da flexibilidade; 

(…)

A Reflexologia ajuda o seu animal de estimação a restaurar o equilíbrio e funcionalidade do organismo. É  também uma técnica de bem estar que combina acupressão e massagem aplicada principalmente às patas  e orelhas, mas que pode ser estendida a todo o corpo do animal. Esta técnica ajuda os animais em casos  de artrite, problemas digestivos, dor, traumas, ansiedade, alterações de comportamento, entre outros. A  pressão suave combinada com massagem em pontos específicos das almofadinhas plantares ajuda na  regulação do metabolismo e apoia e reforça outras terapias complementares. 

Estas duas terapias complementares estão incluídas na abordagem holística e integrativa de um recente  projeto de terapia holistica animal, o holi paw. No holi paw, são também incluídas outras terapias  complementares adequadas e adaptadas individualmente a cada um dos seus pacientes, dispondo de um  acompanhamento personalizado (se quiser, saiba mais em www.holipaw.pt).

POR: CARLOTA VALENTE GUERREIRO _ Terapeuta Holística Animal

( ARTIGO DISPONIVEL NA INTEGRA NA EDIÇÃO 17 À VENDA NA LOJA ONLINE COM OFERTA DE PORTES DE ENVIO E NUMA BANCA PERTO DE SI)