O mês de maio é dedicado à Consciencialização para a Alergia Alimentar, com várias iniciativas a ocorrerem um pouco por todo o mundo e também em Portugal.
Associações, Especialistas, Plataformas, Blogues e Marcas relacionadas com as alergias alimentares promovem várias iniciativas com o objetivo de sensibilizar para as questões relacionadas com a alergia alimentar.
Sendo a FIDU a primeira marca portuguesa de Alimentos Inclusivos, criada a pensar nos alérgicos, faz parte da sua missão contribuir para a consciencialização da sociedade para os temas relacionados com a alergia alimentar.
Por esse motivo, a marca irá reunir convidados ao longo deste mês em eventos em direto na sua página de Instagram (@fidu.foods) que vão falar sobre vários temas relacionados com a alergia alimentar e responder a questões colocadas pela audiência.
Este mês de Consciencialização para a Alergia Alimentar não é só para quem con(vive) com alergia alimentar, é uma oportunidade para educar e sensibilizar toda a sociedade sobre a gravidade da alergia alimentar, para tornarmos o mundo mais seguro e inclusivo para quem sofre desta patologia.
Estima-se que cerca de 240 milhões de pessoas (3%) em todo o mundo possam sofrer de alergia alimentar.
Dados recentes reportam que a alergia alimentar aumentou 18% numa década e, no caso das crianças este aumento é de 50%.
Qualquer alimento pode ser um potencial alergénio, no entanto, a legislação alimentar europeia considera 14 substâncias ou produtos que como as principais causadoras de alergias ou intolerâncias. São elas: trigo e cereais que contêm glúten, leite e lactose, ovos, amendoim, soja, frutos de casca rija, peixe, crustáceos, moluscos, aipo, mostarda, sementes de sésamo, dióxido de enxofre e sulfitos, tremoço.
A qualidade de vida dos alérgicos e das suas famílias é afetada pelo medo de exposições acidentais e reações graves ou fatais a alimentos. Há desafios diários com as restrições alimentares e desconforto social, que podem ser minimizados se toda a comunidade à volta do alérgico estiver mais informada sobre o que é a alergia e como lidar com ela, sendo por isso importantes este tipo de iniciativas.
Os eventos online irão decorrer de 14 a 24 de maio em direto na página de Instagram @fidu.foods, e contam com a participação de convidados que se destacam pela sua ação junto da comunidade de Alergia Alimentar.
Poderá assistir a testemunhos de quem lida com a alergia alimentar, conversas com especialistas e demonstrações de culinária inclusiva.