Mães à beira de um ataque de nervos

0
109
Shivering - Retro Cartoon Female Housewife Mom Vector Illustration

A escola vai começar, mas mais parece uma mudança de casa, tal o stress que as novas rotinas podem trazer a uma família. Somos apologistas de que as tarefas devem ser repartidas entre o casal, mas confiamos também na liderança e na organização das mulheres. Por isso, aqui seguem dicas úteis para elas.

  1. Divisão de tarefas

Lá está! Este ponto é fundamental. Para quem vive com companheiro, é fundamental contar com a ajuda do parceiro. Descentralize, não acredite que só você é que sabe fazer bem. Delegue no pai algumas tarefas e vai ver que a vida consegue sorrir-lhe um pouco mais. Existem super-heroínas, mas é só na banda desenhada!

  1. Material escolar

Pois é, parece uma lista que não tem fim, mas linha a linha a coisa vai-se resolvendo. O conselho neste caso é que antes de ir às compras, confira em casa o material que lá tem e que pode ainda ser utilizado. De certeza que haverá uma borracha pronta a “trabalhar”. Não deixe tudo para a última e aproveite o período de promoções.

  1. Refeições

Começam os lanches e os almoços e ninguém quer levantar-se às seis da manhã para ainda estar a preparar marmitas antes dos pequenos irem para a escola. Para esta parte correr bem é mesmo preciso alguma organização. O melhor será fazer uma planificação das refeições semanais e ter o máximo de caixas preparadas, para que seja só colocar na mochila.

  1. Roupa

Antes do regresso às aulas, convém dar uma volta às gavetas e roupeiros e deixar apenas o que ainda serve, devidamente arrumado. Tudo o resto só vai servir para atrapalhar e não há nada pior do que de manhã, dia de escola, e tudo atrasado, perceber que as únicas calças de ganga que tem lavadas e passadas já não lhe servem. Aproveite também para ver se o fato de treino para a ginástica está em condições, bem como outras roupas para atividades extracurriculares, como por exemplo, as da natação, do karaté ou do ballet.

  1. Horários 

Afixe no frigorífico ou noutra zona visível da casa os horários da escola. Assim, sabe que nunca vai falhar os dias da ginástica nem as tardes livres, caso isso aconteça. Por outro lado, e falando em horários, aproveite o final das férias para ir ajustando os horários lá de casa, pois adivinha-se que em tempo de descanso a hora de deitar tenha sido um pouco adiada.

  1. Trabalhos de casa

São para muitas famílias uma grande dor de cabeça. Aproveite o início do novo ano letivo para definir os períodos do dia e do fim-de-semana destinados aos TPC. É uma forma de ficar logo tudo estipulado, evitando recusas ou negociações.

  1. Ano novo, vida nova

Não estamos na passagem de ano, mas o regresso às aulas pode perfeitamente assumir-se como um período em que são permitidas novas resoluções. A família deve, por isso, aproveitar para alterar ou ajustar algumas regras familiares, como por exemplo, o tempo que os mais pequenos podem ver televisão ou mexer nos tablets durante a semana de aulas.

POR: AIDA BORGES