Livro ajuda a compreender o envelhecimento

0
97

Chama-se “Saber Envelhecer – Uma Viagem pela Saúde dos Seniores” e é o novo livro do médico aposentado Armando de Medeiros.

Segundo o autor, «o envelhecimento também é um estado de espírito.

Pessoas que se mantenham ativas e que encarem o passar dos anos de forma positiva têm maior probabilidade de viver mais anos e com uma melhor qualidade de vida do que aquelas que se fecham em casa, isoladas da vida de relação.”

Neste livro da editora Lidel, encontramos um conjunto muito variado de temas relacionados com o envelhecimento, como a preparação da reforma, a saúde mental, as doenças cardiovasculares, a sexualidade e o cancro, entre outros.

Utilizando uma linguagem acessível, situações do dia a dia quando pertinentes e destacando conselhos e dicas, o autor tenta ajudar o leitor a compreender as alterações decorrentes do envelhecimento e a conhecer a melhor forma de prevenir e lidar com as principais doenças relacionadas com o avançar da idade.

Em “Saber Envelhecer – Uma viagem pela saúde dos seniores” surgem assim dicas importantes para um caminho mais feliz. Eis alguns exemplos:

-Pratique exercício físico regular, adaptado às suas condições de saúde;

– Exercite o cérebro, executando tarefas como estudar, ler, escrever ou praticar jogos de tabuleiro;

– Deixe de fumar! Vai reduzir os sintomas incomodativos, como a tosse, a expetoração e a pieira, e reduzir as infeções respiratórias;

– Coma alimentos ricos em fibras, como vegetais e leguminosas;

– Tire os óculos de ver ao perto sempre que for descer escadas;

– Se tiver uma audição reduzida, tente adaptar-se a um aparelho auditivo, mas sem fazer investimentos excessivos;

– Se tiver de andar com o auxílio de uma bengala ou andarilho, não deixe que isso o impeça de caminhar.