LEITE… TÃO VITAL PARA OS MAIS PEQUENOS

0
80

Logo após o nascimento, a ingestão de leite apresenta-se como essencial à vida da criança.

Idealmente, logo nas primeiras horas de vida, o bebé deve receber o insubstituível leite materno, com inúmeros benefícios nutricionais e imunitários que preenchem na perfeição as suas necessidades nos primeiros seis meses de vida, propiciando o crescimento e desenvolvimento adequados da criança.

IMPORTANTE FONTE DE CÁLCIO

A importância da ingestão de leite e derivados nas crianças destaca-se, entre outros fatores, por ser uma relevante fonte de cálcio, contribuindo com aproximadamente dois terços desse nutriente na alimentação infantil, sendo o restante suprido pelo consumo de vegetais, frutas e cereais. Sendo o cálcio o mineral mais abundante no corpo humano, esse nutriente é responsável pela formação e manutenção óssea, assim como pela mineralização óssea, justificando a grande preocupação na garantia da sua ingestão por crianças e adolescentes.

Os lanches ricos em frutas, cereais e produtos lácteos fortalecem o organismo, diminuem a fome e aumentam a energia e concentração, tão importantes durante o dia.

ALIADO CONTRA A OBESIDADE INFANTIL

De acordo com a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI), uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso. Por todo o mundo, as crianças estão a tornar-se obesas em idades progressivamente mais precoces. A obesidade infantil faz com que os mais pequenos tenham maior risco de desenvolver problemas ortopédicos relacionados com o excesso de peso, estigmatização social e problemas endócrinos.

Os especialistas referem que refeições regulares e lanches saudáveis, que incluam alimentos ricos em hidratos de carbono, frutas e vegetais, produtos lácteos, carnes magras, peixe, aves, ovos, legumes e sementes oleaginosas contribuem para o crescimento e desenvolvimento adequados das crianças sem sobrecarregar energeticamente a alimentação. As crianças precisam ainda de beber muitos líquidos, especialmente se estiver calor ou se forem fisicamente ativas. A água é a melhor opção, mas o leite também pode ser uma excelente alternativa para o forneci- mento de líquidos.

BOA OPÇÃO À HORA DO LANCHE

O primeiro passo para uma alimentação equilibrada e regrada passa por fazer cinco refeições diárias, fazendo pequenos lanches entre as refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar). Os lanches têm um papel determinante na concentração escolar, na boa disposição e no controlo do apetite ao longo do dia. Leite, fruta e cereais são sem dúvida a base de um bom lanche. Dada a sua composição natural, o leite é um alimento capaz de fornecer ao organismo uma grande quantidade de nutrientes essenciais. Assim como a fruta e os cereais, é uma solução fácil, versátil e que, de forma geral, agrada aos mais novos. Simples com sabores, com ou sem lactose, as soluções existem no mercado para permitir que o leite não seja “aborrecido e repetitivo” na lancheira que todos os dias carregam para a escola.

Para além de ajudar a tornar uma refeição saudável, o leite evita o consumo de outros alimentos mais calóricos, como bolos ou refrigerantes.

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Quando o organismo não é capaz de digerir a lactose – na totalidade ou parcialmente – devido à ausência ou deficiência de lactase (enzima que tem a função de dividir a lactose nos seus dois componentes, a glicose e a galactose) surge o que se chama de intolerância à lactose. Se o seu filho sofre deste distúrbio, saiba que não é razão para não beber leite.

Já existem no mercado produtos lácteos sem lactose, em pacotes pequenos, fáceis de levar para a escola ou para um passeio. Estes permitem que a criança beneficie da riqueza nutricional do leite e dos produtos lácteos sem ter de recorrer a outros pro- dutos que não têm o mesmo valor nutricional.

Simples, com sabores, com ou sem lactose, existem muitas opções para permitir que o consumo de leite não seja “aborrecido e repetitivo”.

SABIA QUE?

(…)

( ARTIGO DISPONIVEL NA INTEGRA NA NOSSA EDIÇÃO15 À VENDA EM BANCA E NA NOSSA LOJA ONLINE. COMPRE JÁ!)