Kit Verão Natural com aromaterapia 

1
331

Verão é sinónimo de calor, de praia, de roupa fresca, petiscos, amigos e boa disposição.

As crianças brincam na rua até tarde e nós, os adultos, vemo-nos a braços com ‘dramas’ típicos dos dias quentes: a celulite que teima em aparecer, aqueles quilos a mais que ganhámos no confinamento, os escaldões, as lutas intermináveis com os insectos, cansaço ou a sensação de pernas pesadas

A aromaterapia, através de soluções naturais, tem uma resposta muito positiva, célere e eficaz para muitos dos ‘dramas’ de Verão. Tudo de forma natural, claro!

Óleos essenciais são substâncias extraídas de plantas cujos efeitos são amplamente conhecidos. Felizmente, Portugal está cada vez mais desperto e consciente para o uso desta terapia milenar não convencional.

Neste artigo vou partilhar algumas soluções naturais que podem ser aplicadas em toda a famíliasoluções repelentessoluções de hidrataçãosoluções para escaldões e soluções para a celulite

Repelente de Insetos 

Quando as temperaturas começam a subir, os mosquitos, as moscas e as melgas começam a aparecer. 

E quem não fica irritado com o barulho ensurdecedor e irritante destes insetos que teimam em não nos deixar dormir e em não nos deixar usufruir do exterior?

Num frasco spray de 30ml adicione 10 gotas de óleo essencial de citronela (Cymbopogon Winterianus), 10 gotas de óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus Globullus) e encha o frasco com óleo vegetal de baunilha. Pode vaporizar as roupas quando sai à noite e, garantidamente, não será incomodado. 

 

SOS Picadas

Foi picado? Tem a pele irritada e está cheio de comichão? A aromaterapia resolve!

Num pequeno frasco roll-on de 10ml coloque 5 gotas do óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia), 5 gotas de óleo essencial de árvore de chá (Melaleuca alternifolia) e encha o restante frasco com um óleo vegetal à sua escolha. Pode utilizar topicamente na zona afetada várias vezes por dia. 

Sérum Anti-Celulite 

A celulite é uma alteração causada pela acumulação de gordura, água e toxinas nas células. 

Este “excedente” de gordura faz com que as células fiquem obstruídas, deixando a pele com desníveis e com aspeto “casca de laranja”. Apesar de a celulite não ser uma patologia, a verdade é que causa desconforto a muitas mulheres.

Neste caso, o óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis) (10 gotas) e o óleo vegetal de avelã num frasco de 30ml vão ser os aliados perfeitos na drenagem e na ativação da circulação. Pode aplicar duas vezes por dia e, para além de hidratar, vai ajudar muito a diminuir a malfadada celulite. 

Pernas cansadas

É recorrente ouvirmos as pessoas a queixarem-se da ”sensação de pernas pesadas ou cansadas”. 

Este é, de facto, um sintoma muito recorrente e que pode ser reflexo de doença venosa, vulgarmente chamada de má circulação. Para alívio imediato da sensação de pernas cansadas pode juntar num frasco conta-gotas de 30ml, 10 gotas de óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifólia), 10gotas de óleo essencial de Hortelã-pimenta (Mentha Piperita) e encher o restante com óleo vegetal de jojoba.

 

Estas e outras soluções naturais estão detalhadas no e-book que o Instituto Português de Aromaterapia partilha, gratuitamente, no seu site – www.institutoportuguesaromaterapia.com

A não esquecer

O verão é a estação do ano favorita da maioria dos portugueses, no entanto, por entre as idas à praia, fins de semana XXL e passeio em família ou com os amigos há aspetos que não devemos esquecer: 

– Beber muita água, mesmo quando não sentimos sede; 

– Utilizar protetor solar; 

– Privilegiar refeições leves; 

– Se quiser fazer um detox ao organismo faça-o em segurança (também aqui a aromaterapia pode ajudar); 

Aproveitemos o verão da melhor forma!

POR: Liliana Santos _ Psicopedagoga Clínica, Maitre- Aromaterapeuta, Fundadora do Instituto Português de Aromaterapia

1 COMENTÁRIO

  1. […] Ler aqui o artigo na íntegra Ler outros artigos do Blog /*! elementor – v3.7.7 – 20-09-2022 */ .elementor-column .elementor-spacer-inner{height:var(–spacer-size)}.e-container{–container-widget-width:100%}.e-container>.elementor-widget-spacer{width:var(–container-widget-width,var(–spacer-size));-ms-flex-item-align:stretch;align-self:stretch;-ms-flex-negative:0;flex-shrink:0}.e-container>.elementor-widget-spacer>.elementor-widget-container,.e-container>.elementor-widget-spacer>.elementor-widget-container>.elementor-spacer{height:100%}.e-container>.elementor-widget-spacer>.elementor-widget-container>.elementor-spacer>.elementor-spacer-inner{height:var(–container-widget-height,var(–spacer-size))} […]