Kinderpedia lança whitepaper sobre Liderança na Educação

0
106
female hands holding phone with isolated screen in a summer cafe

A Kinderpedia, a solução completa de gestão e comunicação escolar para escolas e jardins de infância, lançou o whitepaper “Liderança na Educação”, no evento “Liderar na Educação com o apoio da tecnologia”, que se realizou no LACS – Communitivity of Creators – Conde de Óbidos.

O whitepaper “Liderança na Educação” é uma iniciativa da Kinderpedia e foi escrito com a coordenação de Helen O’Donoghue, educadora experiente, formadora, consultora e conferencista, que trabalha com mais de 300 líderes escolares em 30 países de todo o mundo.

Os objetivos do documento passam por abordar o que faz um bom líder na educação, referindo diferentes estilos de liderança e o contributo da tecnologia para um melhor ensino.

O evento de apresentação foi destinado a educadores, professores e líderes na área da educação e contou com a presença de duas oradoras com vasta experiência no ensino, que deram o seu testemunho sobre o tema.

Vânia Horta, chefe de divisão de educação e juventude da Câmara Municipal de Santarém, afirmou que, na sua opinião, “o líder tem de ser visionário, deve envolver toda a comunidade e delegar, promovendo o coaching junto dos alunos”. “É importante ter um líder que seja mais do que um gestor”, destacando também a capacidade do líder para motivar.

Isabel Valente Pires, diretora da São José International School, de Coimbra, referiu que “um dos problemas da nossa escola é a falta de missão. Não há foco e o foco é que dá coerência ao sistema educativo”. “Uma escola tem de ser uma comunidade e não um somatório de pessoas”, sendo que “o líder tem de ser um formador de comunidade e formador de equipa”. “Não é possível inovar sem uma liderança forte”, destacou.

Um dos principais temas abordados na sessão foi o papel da tecnologia para a inovação na educação.

Filipa Lemos Cristina, Country Manager da Kinderpedia Portugal, realçou que “a tecnologia não vem para substituir as pessoas, mas para ajudá-las”.

Neste contexto, foram abordadas as vantagens da Kinderpedia para apoiar a liderança na educação, através da redução de 6 a 9 horas por semana em tarefas de gestão nas escolas, maior autonomia e a possibilidade de as famílias se tornarem parceiras das escolas na educação nos filhos, bem como dar maior visibilidade e valorização ao importante papel do professor.

“A Kinderpedia é mais do que uma plataforma e pretende ser um espaço de partilha de conhecimento sobre a educação”, salientou Filipa Lemos Cristina, referindo que a Kinderpedia continuará a oferecer inspiração e recursos aos professores e líderes escolares, através de whitepapers, guias, workshops e conferências, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de ideias na educação.

O whitepaper “Liderança na Educação” pode ser consultado aqui.