Gravidez e o pós-parto

0
145
Doctor Care about young pregnant woman in hospital - indoors

Queridos pais, 

Antes de mais, desejo que faça deste novo ano, um ano bem tranquilo, descansado e feliz!

Seja meiguinho(a) com 2021 e agarre as oportunidades diárias com que ele o(a) vai brindar. 

Mais um novo ano, mais uma edição fantástica da Miúdos&Graúdos. Que enorme prazer fazer parte deste projeto e, por isso, ter a oportunidade de estar em sua casa e nas suas mãos, com a sua família. OBRIGADA! #Estamosjuntos

Falar sobre temas relacionados com a gravidez e o pós-parto é a nossa missão. Ajudar famílias a viver este momento de forma tranquila, descansada e feliz. 

Na edição deste mês falamos sobre o tema “Cuidados com o bebé”. Que, só aqui para nós, não saber o que se passa com eles e o que fazer perante alguns cenários pode ser bem assustador. 

Espero que todas as dicas da nossa equipa especializada em saúde, autocuidado e emagrecimento, sejam MEGA úteis aí para casa.

A Mónica Petrides dedicou-se em mostrar-nos como o cuidado com o nosso bebé passa por cuidarmos de nós. 

A enfermeira Alice dá-nos conselhos muito práticos sobre cuidar da melhor forma do coto umbilical, os cuidados a ter na mudança da fralda e ainda os produtos de higiene ideais para a pele do bebé.

E a doutora Catarina ajuda-nos a descodificar alguns problemas que podem ocorrer na pele do bebé. 

Tirem as vossas notas. A ideia é sempre poder ajudar-vos e de alguma forma tranquilizar-vos. 

Mónica Petrides Especialista em Autocuidado & Emagrecimento. 

Dedicada e apaixonada em ajudar mulheres a serem mais leves, tranquilas e felizes, transformando-as em mulheres empoderadas, focadas nos seus objetivos e motivadas a cumpri-los.

Empreendedora e criadora do método EmagreSer®. 

+ de 1500 pessoas acompanhadas em processos de Autocuidado e Emagrecimento desde 2007.

Cuidares bem do teu bebé, também passa por cuidares bem de ti.

Quando foi a última vez que cuidaste de ti desde que és mãe? Quando foi a última vez que com toda a calma do mundo colocaste creme hidratante no teu corpo ou que pintaste os teus lábios com aquele batom que tanto gostas ou que te sentaste tranquilamente a ler umas páginas de um livro que te apaixona ou em que simplesmente não fizeste nada de nada e ficaste apenas contigo durante uns minutos?

E como te tens sentido com isso?

Muitas vezes não relacionamos a importância de cuidar de nós com o modo como nos sentimos. Não pensamos no impacto que um batom nos lábios pode ter no nosso dia. Não achamos que uns minutos só para nós vão ser assim tão relevantes no que toca às emoções que surgem dentro de nós. Mas este autocuidado tem TUDO a ver com o modo como nos sentimos, com o modo como lidamos com o que pensamos, com o modo como nos vemos, com o modo como lidamos connosco e com os outros e com o modo como vivemos a nossa vida. E o autocuidado não tem de ser nada de super complicado. Podes considerar o autocuidado como tudo aquilo que te faz bem e, mais importante ainda, como tudo aquilo que faz sentido para ti. O teu autocuidado é tudo aquilo que te faz sentir mais leve e mais tranquila. 

Neste momento podes até já ter começado a pensar o que poderias fazer para cuidares de ti, mas nota o seguinte: É muito mais do que aquilo que fazes. É sobre aquilo que sentes com o que fazes. É o bem-estar que te proporcionas. É a energia que trazes a ti. É o sorriso que surge por fazeres o que te faz sentir bem. E pode ser simples, sim, mas garante que tem um impacto positivo em ti, no teu dia, na tua vida.

Outra coisa muito importante é não te deixares levar pelas desculpas que a tua mente vai criar para não fazeres o que queres fazer. Podem surgir imprevistos, claro, porque a vida não é uma linha reta, mas ajusta e adapta. Só não deixes de cuidar de ti. Faz acontecer o que é importante para ti.

E o que é que este autocuidado tem a ver com o seres mãe? Se cuidas de ti, se te sentes bem, feliz e com boa energia, se te sentes plena… como serão aqueles momentos em que estás com o teu bebé? Faz a experiência e sente.

Coloca-te como prioridade! Todos os dias! Isso vai trazer leveza e tranquilidade à tua vida.

Um Beijinho, Mónica Petrides

 

Enfª Alice Araújo 

Cuidados ao Recém-Nascido

No final da gravidez, muitas futuras mães começam a pensar em como serão os primeiros dias em casa com o bebé. Claro que, quanto mais pensam, mais dúvidas e receios aparecem. Muitas questões se colocam na mente de muitos pais, principalmente de primeira viagem:  Serei capaz de responder às necessidades de um ser, aparentemente tão frágil e dependente? Saberei cuidar do meu bebé? Como saber se está a ser bem alimentado? É uma lista interminável…

Para superar esta ansiedade tão natural, é fundamental estar bem informada sobre os cuidados ao bebé e sobre o desenvolvimento infantil, fazer uma boa equipa com o seu companheiro, escolher bons profissionais desta área e solidificar a sua rede de apoio.

Não menos importante, é cuidar de si, ter paciência consigo, não querer ser a supermulher, aceitar as suas inseguranças, que são perfeitamente normais, e confiar nos seus instintos. Afinal, a maternidade é-nos tão natural como respirar.

Para poder responder a algumas inseguranças e dúvidas, irei abordar alguns cuidados a ter, como o banho, cuidados ao coto umbilical e mudança da fralda. Muitas dúvidas ficarão por esclarecer, mas pode sempre procurar a ajuda que tanto disponibilizamos.

Os cuidados de higiene são muito importantes, não só para prevenir infeções e para aumentar o conforto do bebé, mas também para fortalecer o vínculo entre os pais e o bebé.

Coto Umbilical

O coto do cordão umbilical pode provocar alguma ansiedade nos pais, no entanto, a limpeza não causa qualquer dor ao bebé, necessita de ser limpo diariamente. 

A partir do momento em que o cordão é cortado, logo após o nascimento, este começa a secar e a endurecer alterando a sua cor, que passa de esbranquiçada/amarelada para preta. O coto umbilical cai entre o 7º e o 10º dia de vida e dá lugar ao umbigo como o conhecemos.

Higiene do Coto Umbilical 

Como o deve fazer:

  • Limpar o cordão, da mola para a base, com uma compressa embebida em soro fisiológico e secar muito bem. 
  • Uma vez por dia aplicar, com um cotonete, na base do coto,  álcool 70% sem cetrimida, embora em algumas maternidades não falem, ajuda a cicatrizar melhor.
  • Ao limpar o coto do cordão é normal aparecerem alguns laivos de sangue seco na compressa. Isto deve-se ao desprendimento do mesmo.
  • Mantenha o coto do cordão fora da fralda, desta forma evita que fique húmido e/ou em contacto com fezes e urina, diminuindo o risco de infeções.
  • Nunca puxe o coto para que este se desprenda, ele cairá sozinho.
  • Depois da queda do coto umbilical continuar com a limpeza até deixar de sujar o body do bebé.
  • Vigie sempre a cor da pele em redor da base do coto, pois se este ficar com uma aréola extensa avermelhada (inflamado) ou se ganhar cheiro, pode ser indicativo de uma infeção. Nesse caso, o seu bebé terá de ser avaliado por um profissional de saúde.

 

Mudança da fralda

  • Normalmente é necessário mudar a fralda cerca de seis a oito vezes por dia, geralmente após as refeições.
  • Deve-se efetuar a limpeza dos órgãos genitais da frente para trás, para prevenir infeções.
  • O material ideal para os cuidados de higiene íntima é a água morna e o sabão neutro. Os toalhetes de limpeza devem ser usados com precaução, sem álcool, pois podem causar irritação e conduzir à “assadura da fralda”.
  • Existem pomadas protetoras que podem ajudar a prevenir o agravamento da “assadura da fralda”, devem ser colocadas apenas quando verificar que a pele do bebé fica vermelha ou irritada.
  • No final dos cuidados de higiene é importante secar bem toda a pele envolvente.
  • Não deve ser utilizado o pó de talco nos cuidados genitais.
  • Antes  e depois de qualquer tipo de cuidados de higiene ao bebé, é muito importante a lavagem das mãos do cuidador.
  • No final dos cuidados de higiene, pode reservar alguns minutos especiais para massajar o bebé com creme hidratante/óleo de massagem. Estas estimulam o desenvolvimento dos bebés e são momentos de interação muito especiais.  

 

Produtos para o seu bebé

Existe uma grande diversidade de produtos no mercado. Os pais podem escolher aqueles que acham ideais.

 Mas devem ter (algumas sugestões):

  • Gel de banho corpo /cabelo e creme hidratante — 0% perfume, 0% parabenos, 0% conservantes e hipoalergénico (ideal da mesma marca).
  • Óleo de amêndoa doce ou óleo de massagem de origem vegetal.
  • Soro fisiológico (unidoses) para a higiene do nariz, coto umbilical e olhos.
  • Compressas esterilizadas (limpeza do coto umbilical) e não esterilizadas para outro tipo de limpeza. 
  • Álcool 70% sem cetrimida e cotonetes apenas para a desinfeção do coto umbilical.
  • Tesoura bicos redondos e lima papel ou silicone para o corte das unhas.
  • Aspirador nasal, existem de esterilizar não necessitando de recarga, ficando mais barato.
  • Para a higiene genital — toalhitas 0% perfume, 0% parabenos, 0% conservantes e hipoalergénico ou reutilizáveis.
  • Dedeira de silicone para a higiene da boca.

Espero ter ajudado. 

Beijinho e um bom ano para todos, Enfª Alice

Doutora Catarina Silva 

Médica há cinco anos, mãe de um piolho de 14 meses e a terminar a especialidade de Medicina Geral e Familiar, tem uma paixão pela saúde materna e infantil e uma convicção inabalável de que a parentalidade deve ser vivida com responsabilidade, mas de forma tranquila e colorida. 

Com experiência em acompanhamento de grávidas, puérperas e recém-nascidos, abraça este projeto com a missão de transmitir segurança e paz nos primeiros tempos daquela que é a viagem das vossas vidas!

Olá queridos pais.

Que bom ter-vos desse lado. Espero que estejam tranquilos e felizes!

O período pós-parto é um tempo recheado de muitas coisas novas, de amor, alegria, algum cansaço e também algumas dúvidas, receios e inseguranças. Faz tudo parte!

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha funções fulcrais nos primeiros tempos de vida extra-uterina. Pela sua imaturidade, a pele do recém-nascido pode ter algumas alterações que preocupam os pais, mas, na maior parte das vezes, são fisiológicas, benignas e transitórias.

Vamos conhecer algumas delas para sossegar esses corações?

Quistos de Milia

São alterações fisiológicas muito frequentes no recém-nascido e resultam da acumulação de resíduos das glândulas sebáceas. Surgem como quistos milimétricos, geralmente múltiplos, mais frequentes no nariz, queixo, bochechas, pálpebras e testa e têm resolução espontânea em poucas semanas. 

Ectasias vasculares (manchas salmão)

São uma das alterações fisiológicas mais frequentes dos recém-nascidos e resultam de alterações dos vasos sanguíneos da pele. Apresentam-se como manchas avermelhadas/ salmão, localizadas na zona da nuca (“bicadas de cegonha”), pálpebras e entre as sobrancelhas (“beijos de anjo”) e desaparecem, normalmente, nos primeiros dois anos. 

Mancha mongólica

Mais comum em bebés de raça negra, caracteriza-se por uma ou várias manchas azuis acinzentadas, geralmente localizadas nas nádegas ou no fundo das costas. Podem ter vários centímetros de diâmetro, são benignas e desaparecem, geralmente, até aos cinco anos.  

Eritema tóxico

Erupção cutânea que surge entre o 1º e o 3º dia de vida, ocorre em cerca de metade dos recém-nascidos e é inofensiva (tóxico é só o nome!). Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas avermelhadas, principalmente na face, tronco e extremidades (exceto palmas das mãos e plantas dos pés), por vezes com pústulas (“espinhas”) e não causam qualquer desconforto ao recém-nascido. As lesões desaparecem espontaneamente em cerca de uma semana. 

Acne neonatal

Erupção que surge entre a 2ª e 3ª semana de vida, sobretudo nas bochechas e testa do bebé e apresenta-se sob a forma de pequenas pápulas e pústulas (“espinhas”) avermelhadas. Relacionam-se com a presença de hormonas maternas em circulação e resolvem espontaneamente ao fim de dois a três meses. 

Obrigada por este bocadinho. Mantenham-se tranquilos e felizes!

Um beijinho em vocês, Drª Catarina

 

Gostou? Tirou as suas notas? Sublinhou? Tenho a certeza que este conteúdo é vantajoso para toda a família. 

Convido-vos a estarem aqui com a nossa equipa dedicada e comprometida, mensalmente, de forma a terem acesso a mais truques e dicas.


Um dia a nossa especialista em autocuidado & emagrecimento, a Mónica, disse-me “Carolina, a tranquilidade não tem preço”. E que grande verdade! É por isso que aqui estamos desde as enfermeiras especializadas, à psicóloga clínica e eu como terapeuta familiar no sono e no comportamento do vosso filho, a trabalhar de forma a que tudo seja bem calmo, bem descontraído e bom. 

Viver nesta era e esta fase é para ser bem bom. Conte connosco! 

A nossa ajuda não fica por aqui, por isso, imagine se: 

  1. tivesse agora alguém a cuidar de si, do seu peso e regresso à forma, aumentando de forma exponencial o seu bem-estar. 
  2. tivesse uma destas enfermeiras especialistas na sua casa no regresso da maternidade, com o seu filho já nos braços a precisar dos seus cuidados.
  3. tivesse alguém profissional do seu lado para garantir que o vosso bebé está a mamar bem, a crescer e a desenvolver-se bem.
  4. tivesse alguém que a acompanha nos primeiros três meses da sua recuperação, dando orientações para que se sintam bem, felizes e a viver de forma relaxada a maternidade. 
  5. tivesse uma profissional que vos ajuda e aconselha em casal. 
  6. tivesse à sua disposição uma psicóloga clínica, atenta à sua saúde mental e emocional. 
  7. não tivesse de sofrer com a privação de sono.

Cereja no topo do bolo?  Ter tudo isto de forma personalizada e em sua casa? Vale ou não vale a pena? Wow! 

É isso que esta equipa de profissionais faz. É exatamente transformar este sonho e imaginação em algo real e absolutamente maravilhoso. 

A nossa missão é ajudar-vos a viver uma gravidez e um pós-parto sem igual de tão boa, tranquila e feliz, porque os bebés merecem, porque todos vocês merecem. 

Pertença a esta comunidade de famílias felizes e descansadas. 

Será este o acompanhamento certo? 

. Este é um acompanhamento diário e contínuo

. Este método organiza, orienta, dá a segurança e a paz necessária

. Este processo é acompanhado por uma equipa de especialistas com experiência comprovada

. Evite as frequentes frustrações e depressões pós-parto e outros problemas diários

. Este acompanhamento é focado no bem-estar da vossa família e na vossa saúde mental, física e emocional. 

Enviamos digitalmente, mas esperando que o sintam, um beijinho e um abraço do tamanho do Mundo. 

POR: Carolina Vale Quaresma