Grávida: As melhores posições para dormir 

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À medida que a barriga vai crescendo, muitas grávidas revelam dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir, mas há formas que vão ajudar a ter um sono mais relaxado. 

Dormir de bruços 

Dormir de bruços nos primeiros meses não é contraindicado e não oferece grandes riscos para o bebé.

Deverá conseguir fazê-lo até ao quinto mês de gestação, mas é sempre importante conversar com o seu obstetra para saber se no seu caso há algum problema em dormir de barriga para baixo.

Por exemplo, mulheres com uma gravidez de risco ou com peso a mais são desaconselhadas a escolher esta posição.

A maior sensibilidade nas mamas pode fazer com que para algumas mulheres esta forma de dormir seja incómoda desde o início. 

Dormir de lado

Esta será, provavelmente, a melhor posição para a grávida dormir e estudos revelam que deitar para o lado esquerdo é o ideal, uma vez que não se comprime a veia cava inferior, responsável por levar o sangue ao coração. Isso permite, consequentemente, uma quantidade de sangue oxigenado suficiente para a mãe e para o bebé.

O sangue flui melhor pelo cordão umbilical e, com isso, os riscos de complicações diminuem.

Dormir de barriga para cima

A partir do quarto mês, esta posição não é muito bem vista por obstetras, pois investigações revelam que aumenta o risco de morte do bebé.

É uma posição que comprime bastante a veia cava inferior, não permitindo que o sangue circule completamente. A sensação de mal-estar e falta de ar é comum nesta posição.

Assim, para as grávidas que só conseguem dormir de barriga para cima, aconselha-se o uso de almofadas mais altas, para que o corpo fique mais inclinado. 

Alguns truques

Há outras coisas que pode fazer para um sono mais tranquilo, reduzindo os riscos de cãibras, azia ou apneia. Um deles é elevar as pernas antes de dormir.

Isto porque o inchaço dos membros inferiores ao final do dia é uma das queixas das gestantes, podendo provocar um grande desconforto quando chega a hora de dormir.

Elevar as pernas durante pelo menos uma hora antes de se deitar, vai ajudar a reduzir esse inchaço. Na cama, também pode colocar almofadas nos pés, para que as pernas fiquem mais altas. 

Depois, abuse nas almofadas. Estas ajudam a acomodar melhor a barriga e fazem com que a mulher durma mais confortável.

Há à venda almofadas próprias para isso. Opte por almofadas menos moles, pois ajudarão a suportar melhor o peso da barriga.

Um dos truques bastante usado é colocar uma almofada entre as pernas, pois ajudará a circulação do sangue.

Para dormir melhor à noite, evite fazer sestas muito prolongadas durante o dia e ingerir alimentos excitantes a partir do final da tarde, bem como beber muitos líquidos antes de se deitar, pois não vai querer passar a noite a ir à casa de banho.  

Tome nota destes conselhos e veja o que resulta melhor no seu caso.