Escolher o nome do bebé

0
624
pregnant belly and sticker notes, woman planning reminder and task, pregnancy ideas

Para muitos casais esta é uma tarefa fácil, para outros uma verdadeira dor de cabeça, por não estarem de acordo. Conheça os nomes mais comuns em Portugal nos dias de hoje e inspire-se sobre como vai chamar-se o bebé que aí vem.

Há pais que optam por usar nomes que já são usados na família por gerações; há os que optam por nomes diferentes e originais (mais fácil nos casos em que um dos progenitores é estrangeiro, pois nem todos os nomes são aceites no Instituto dos Registos e Notariado);e há os que têm dificuldade a chegar a acordo. Ou porque o nome que a mulher gosta lhe faz lembrar um antigo colega de escola que traz más recordações; ou porque ele quer um nome que gera um diminutivo que ela não gosta nada. Enfim, a decisão nunca é fácil, afinal, estamos a escolher um nome que ficará para a vida.

O Instituto dos Registos e Notariado possui na sua página uma lista quase infindável de nomes permitidos em Portugal, mas nós quisemos de alguma forma dar mais informação sobre este tema e deixamos de seguida os nomes mais comuns atualmente por terras lusas.

Para menina: Maria; Leonor; Matilde; Beatriz; Carolina; Mariana; Ana; Sofia; Francisca; Inês.

Para menino: Santiago; Francisco; João; Afonso; Rodrigo; Martim; Tomás; Duarte; Miguel; Gabriel.

Além da sonoridade, e do simbolismo emocional que um nome pode ter, a escolha também pode ter em conta o significado e a história por trás de cada nome. Reunimos, por isso, alguns deles.

Carolina: Variação de Carla, indica uma pessoa voluntariosa, que adora dominar as outras. Chega a ser considerada fria e calculista, mas revela os seus nobres sentimentos sempre que alguém precisa dela.

Francisca: Romântica e com muito amor para dar, é uma pessoa divertida, que quer que todos gostem dela, e por isso não economiza no seu jeito gentil e simpático. Gosta de ser o centro das atenções e busca apenas o melhor da vida. Sensibiliza-se sempre ao ver uma criança. Possui um lado negativo, que é aquele certo ar de mandona, o que pode torná-la um pouco egoísta. Mesmo porque ninguém deve ser perfeito o tempo todo.

Beatriz: Aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que frequenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado.

Mariana: Aglutinação de Maria e Ana. Indica inteireza de ânimo e espírito aberto e próprio de pessoas que amam a sua profissão e os seus afazeres. Preocupam-se com os demais na medida em que deles necessitam e , em geral, são pessoas recetivas.

Inês: Variação de Agnes, a casta, a pura, de origem grega. Naturalmente calma e ponderada, seus modos indicam até uma certa timidez. Quando gosta de uma pessoa, torna-se amiga fiel para toda a vida.

Rodrigo: Do germânico, significa rico em glória, poder ilustre. Espalha alegria ao seu redor. Observador e minucioso, não deixa nenhum assunto a meio.

Guilherme: Indica um homem que se orgulha da sua força (física, mental ou moral) e vale dela para auxiliar a pessoas de quem gosta.

Duarte: Do germânico “Ead” (rico) e “Weard” (guardião), significa guardião da riqueza. Inspirado, possui uma enorme imaginação, podendo destacar-se no mundo artístico.

Martim: A origem do nome Martim é Latim e significa Guerreiro. Os seus pontos fortes são o tato, a diplomacia, a paciência, a cooperação e o companheirismo. Os pontos fracos de Martim são: a dúvida, a dependência, a submissão, a passividade e a insegurança.

Santiago: Sabe o que quer da vida, e também como chegar lá. Tem grande habilidade para envolver as pessoas que podem ajudá-lo a tocar e realizar os seus projetos, não se importa em ter de usar um teatrinho quando necessário. Possui uma sensualidade que não passa despercebida a ninguém, e aprendeu a valer-se desta arma. Principalmente entre quatro paredes. Mas tome cuidado pois é um grande perigo se se tornar dominador demais.