Envolver as crianças na seleção da sua roupa

0
341
View from side of lovely little customer standing in store and choosing new dresses. Funny girl keeping paper bags and buying beautiful clothes in boutique. Concept of shopping and fashion.

Envolver as crianças na seleção e gestão da sua roupa, tanto no uso diário como definindo o seu destino quando deixa de servir, torna-as mais conscientes da sua imagem e do consumo.

Nova estação é significado de renovação, a altura perfeita para dar uma volta ao guarda-roupa. Miúdos e graúdos devem participar desta tarefa!

São várias as ocasiões em que a roupa dos mais novos deixa de servir, por isso, as peças precisam ser revistas com maior regularidade. As hipóteses são poucas: ou retira tudo para dar/vender, ou passa tudo para o irmão mais novo. Nesse processo, são poucas as crianças que têm tempo para se identificarem com as peças que vão vestindo. 

Infelizmente, raramente lhes é pedida a sua opinião, tanto no momento da compra, como na decisão do destino da peça quando esta deixa de servir. Será que, se tivessem um maior conhecimento do seu guarda-roupa, dariam outra importância a tudo o que têm? 

A valorização das peças, saber de onde vêm e ter consciência da sua importância, são fundamentais para que se tornem adultos mais conscientes ao consumo. Conhecer o espaço onde estão as peças de roupa, ter a liberdade de escolherem o que gostam de usar, perceber o que é mais adequado para cada situação e o que os faz sentirem-se confortáveis, vai ajudar a que mais cedo tenham conhecimento da sua identidade visual. 

Envolvê-los no processo de organização do guarda-roupa fará com que tenham maior consciência do que têm. É importante que percebam por que determinadas peças já não funcionam, quantas vezes foram usadas, recordar esses momentos e avaliar se foi uma boa escolha. A atenção a estas questões vai evitar que, mais tarde, sintam dificuldade em identificar o seu estilo pessoal e facilmente conseguirão perceber em que peças vale a pena investir em todas as fases das suas vidas.

Para esta fase, em que vamos fazer a alteração do guarda-roupa de inverno para primavera, deixo aqui algumas sugestões para colocar em prática com os seus filhos (assim que tenham idade suficiente para poderem participar):

  • Analisem e organizem antes de fazer compras. É importante que conheçam o que têm para que as compras não sejam feitas por impulso ou para responderem apenas a uma determinada situação.
  • Avaliem a substituição das peças que vão saindo do guarda-roupa. Que papel cada peça cumpriu? Vale a pena voltar a investir numa peça do mesmo género?
  • Façam em conjunto listas de compras definindo as prioridades.
  • Quer seja em lojas físicas ou online, cumpram ao máximo o roteiro de compras.
  • Faça questão que eles participem no processo da escolha das peças, comparação de preços e decisão.

Torne o momento de análise ao guarda-roupa especial. Ao experimentar cada peça, respondam em conjunto às seguintes perguntas:

  • Esta peça de roupa ainda serve? 
  • É confortável?
  • Está em boas condições?
  • É uma peça versátil que combina com grande parte do guarda-roupa?
  • Está adequada aos ambientes que frequenta?
  • Identifica-se com ela?
  • Quais são as características que mais gostam nela?

Agora é hora de voltar a arrumar! Ordenem tudo de acordo com o espaço e conforme for mais conveniente para o vosso dia-a-dia. O mais importante é que tudo esteja acessível e visível para que tirem partido de tudo o que têm. Boas arrumações!

 

   POR: Bárbara Mendonça _ Consultora de Imagem

E-mail: info@barbaramendonca.pt       Site: www.barbaramendonca.pt

Instagram: @barbaramendonca.pt

Facebook: https://www.facebook.com/barbaramendonca.pt/