Como Encontrar a Casa Ideal Para Crianças

0
431

A vida paternal é repleta de desafios. Com cada idade, renovadas formas de testar a sua paciência, criatividade e a sua capacidade de adaptação a novas e inesperadas situações. Pode-se dizer sem exageros que a paternidade é um emprego para a vida, pela forma fraturante como tende a alterar a nossa perceção da própria existência, bem como as nossas prioridades.

Poucas dessas alterações se tornam tão patentes como a mudança para uma nova casa. Será também apropriado insinuar que o lar que idealizamos antes de sermos pais é completamente distinto daquele que inclui as nossas crianças.

Assim sendo, vamos falar de algumas das considerações na busca de uma nova habitação. Estas são apropriadas para todos, mas em particular àqueles que estão prestes a ter ou já têm filhos.

Quão Prática é a Nova Casa?

Neste aspeto, existem múltiplas considerações. Uma nova casa deve ser uma estrutura preparada para múltiplas batalhas, desde logo a considerar a tipologia.

Pondere sempre uma divisão a mais do que aquela de que necessita atualmente. Não quer dizer que vá ter mais filhos imediatamente (mas pode sempre pensar nessa perspetiva), mas antes em deixar alguma margem de manobra para uma coexistência mais pacífica.

Pense em visitas, mas também num espaço para trabalhar, agora que o teletrabalho veio para ficar. O mesmo pode ser utilizado pelas crianças para estudarem, ou levarem a cabo outras atividades educativas.

A Segurança é Primordial

Se dependesse somente de nós, a maioria optaria por uma moradia num bairro tranquilo. Se essa não é uma possibilidade atualmente, pondere a envolvente à casa para onde se pretende mudar.

Existe muito trânsito? A área tem espaços verdes abundantes para brincar sem perigo? O trajeto para a escola é seguro? São muitas as considerações a ter para garantirmos a segurança dos nossos filhos, mas tal como indica um interessante artigo da Imovirtual, algumas destas tornam-se essenciais na nossa escolha.

A Localização Conta

Neste ponto, a proximidade com familiares pode pesar favoravelmente, porém existem outras possíveis de ajudar na sua escolha. Campo ou praia são apenas alguns conceitos fundamentais, mas mais importantes são a proximidade com hospitais, farmácias, bons estabelecimentos de ensino para os próximos anos, supermercados e muito mais.

A nova casa até pode ser uma maravilha arquitetónica, mas se distar da maioria destas infraestruturas, é um desafio considerável que deve ponderar.

Espaços Comuns

A pandemia veio revelar a importância de ter um espaço exterior. Entre terraços e varandas de maior dimensão, aqueles que tiveram à sua disposição um jardim durante este período passaram a apreciá-lo mais que nunca.

Se deseja que os miúdos larguem os tablets, telemóveis e televisão, nada como um pouco de ar puro. Deixe-os sujarem-se, ajudarem na jardinagem e usufruírem de tudo aquilo que um jardim oferece.

Já dentro de casa, uma sala com várias opções para se sentar, ler e desfrutar dos confortos do lar entre portas é essencial.

A sua próxima casa poderá não ser perfeita e contemplar todas as opções aqui mencionadas. Porém, ao conter uma ou mais destas considerações estará a oferecer aos seus filhos a possibilidade de uma infância mais harmoniosa.

Quer pelo espaço interior apropriado, pela proximidade com as infraestruturas mais relevantes para o seu desenvolvimento ou o contacto com a natureza, cada investimento neste sentido é um investimento no seu bem-estar.

CONTEÚDO PATROCINADOSTORIES   INK