Duas receitas para fazer na Páscoa com as crianças

0
82

Salame de chocolate

Aqui a ideia é que as crianças ponham a mão na massa.

Os mais pequenos podem esmagar as bolachas para dentro de uma taça enquanto se prepara o chocolate para derreter no micro-ondas (com os quadrados de chocolate e o leite).

Com cautela, as crianças podem mexer o chocolate para que este fique totalmente líquido e ir juntando as bolachas esmagadas, envolvendo tudo. Faz-se depois um rolo com a mistura numa película aderente e guarda-se no frigorífico para endurecer. Três a quatro horas bastarão. Depois é só cortar às fatias e provar! 

Ingredientes: 

200 g de bolacha Maria;

200 g de chocolate de culinária;

0,5 dl leite.

Folar de Páscoa

Páscoa que é Páscoa tem de ter folar. Os mais pequenos podem misturar a farinha, açúcar, sal, fermento, iogurte, manteiga derretida, raspas de laranja, canela e erva doce com a ajuda de uma colher até a massa ficar unida e ser possível formar uma bola. Não se esqueçam de colocar de parte um pouco da massa para fazer a cruz que envolve o ovo no topo. Mas já lá vamos. 

Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e forma-se um círculo com a massa com cerca de 3 cm de altura. No centro, coloca-se o ovo cozido, pressionando ligeiramente. Com a massa que ficou de parte fazem-se dois rolinhos e dispõe-se por cima do ovo formando uma cruz. Pincela-se tudo com ovo batido ou leite para ficar dourado com a cozedura. 

Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20-30 minutos, até estar bem dourado e cozido (verificar a cozedura com um palito). Uma receira muito fácil e bastante tradicional qe vai fazer as delícias de todos lá em casa.

Ingredientes:

175 g de farinha de trigo;

25 g de açúcar;

1 pitada de sal;

1 colher chá de fermento;

1 iogurte (125g);

40 g de manteiga;

1/2 raspa de laranja;

1 colher chá de canela em pó;

1 colher chá de erva doce em pó;

1 ovo cozido;

ovo batido q.b. (ou leite).