DISPOSITIVOS QUE AJUDAM A SALVAR VIDAS

0
57

A pesquisa e o desenvolvimento de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) seguros para viagens de carro é o leitmotiv da CYBEX. A marca desenvolveu e patenteou o dispositivo de segurança CYBEX SENSORSAFE: um clip que se incorpora ao sistema de arnês da cadeira auto e é conectado ao telemóvel dos pais através de uma aplicação gratuita (disponível para iOS e Android em vários idiomas). A tecnologia é ativada assim que o clip é fechado e, numa situação de risco, os pais recebem uma notificação no seu smartphone – via Bluetooth – que lhes permite reagir de imediato.

Uma destas situações de perigo potencial ocorre se o condutor “esquecer” a criança dentro do veículo. Se a criança permanecer sentada no banco com o clip SensorSafe fechado, a aplicação emitirá um alerta na forma de uma notificação quando o condutor se afastar de 8 a 10 metros do carro. Este sinal – acústico e visual – é perfeitamente diferente de qualquer alerta de email ou WhatsApp. Se o condutor, não reagir à notificação de alerta, o dispositivo envia a notificação para uma série de contatos de emergência previamente configurados.

Outra situação hipotética de risco tem a ver com a temperatura ambiente do veículo, que é recomendável que seja de 22ºC. Se a temperatura no interior do carro baixar ou aumentar excessivamente, os pais recebem uma notificação no telemóvel avisando-os sobre a situação. O impacto do calor extremo pode afetar a nossa saúde e, principalmente, a dos mais pequenos. Os bebés são muito vulneráveis ​​a altas temperaturas, já que os seus corpos aquecem 3-5 vezes mais rápido que os de um adulto. Esta situação é agravada ainda mais quando as crianças estão dentro de um veículo estacionado numa área ensolarada, onde a temperatura pode subir para 20ºC em menos de 20 minutos, atingindo temperaturas extremamente elevadas com relativa facilidade.

Além disso, este dispositivo também alerta e atua perante outras situações, como:

  • Se a criança conseguir desfazer o clip, o sistema SENSORSAFE envia um alerta para o telemóvel da mãe ou do pai. Essa funcionalidade torna-se essencial quando se viaja sozinho com a criança, ainda mais se a cadeira for colocada na direção oposta à da marcha, pois o condutor tem visibilidade limitada da criança.
  • Outra das funcionalidades deste sistema é que controla se o tempo de viagem recomendado (definido em cerca de 2 horas) é excedido. Desta forma, é garantido que a criança desfrute de um descanso, conforme recomendado por especialistas.

O novo CYBEX SENSORSAFE não é vendido como acessório independente e não pode ser utilizado em cadeiras auto que não sejam as que já incluem o dispositivo incorporado, entre as quais os seguintes modelos: Cloud Z i-Size, Aton M i-Size, Sirona Z i-Size, Sirona Zi i-Size, Sirona S i-Size e Sirona M2 i-Size por parte da CYBEX; e Vaya i-Size e Vaya 2 i-Size por parte da gb.