Dia Nacional da Natalidade / Dia da Grávida

0
63
Sabia que???
Para a celebração da gravidez foi escolhido o dia 9 do nono mês do ano em referência aos nove meses da gravidez….
Para que tenhamos nascimentos saudáveis e desejados é crucial que exista um apoio à grávida e ao casal durante todo o percurso pré-natal, onde se incluem as consultas de vigilância da gravidez, preparação para o parto e para a parentalidade, parto, pós parto como também que lhes seja permitido o usufruto dos direitos legislados que lhes estão inerentes.
Após uma recuperação em 2018, o número de crianças a nascer em Portugal voltou a baixar em 2019… Ainda temos 3 meses para que o ano de 2020 supere as tendências!! Portugal tem das taxas de natalidade mais baixas da União Europeia (EU). Segundo os dados divulgados em Julho pelo Eurostat, em 2019 nasceram em Portugal 86,6 mil crianças, abaixo dos 87 mil nascimentos que se verificaram em 2018. O valor corresponde a um rácio de 8,4 nascimentos por cada mil habitantes. Mas porquê?
Verifica-se que a tendência é termos menos filhos e cada vez mais tarde. Mas quais serão os fatores por detrás da decisão de sermos mães e pais.
É frequente associar-se o adiamento da maternidade e paternidade ao período de crise económica e financeira.
Será apenas este o fator determinante ou serão muitos outros os fatores influenciadores, como:
• A carreira profissional passou a ser um projeto essencial para as mulheres, sobrepondo-se ao projeto de ser mãe?
• Os estudos prolongam-se e a transição para a independência financeira acontece mais tarde?
• Os casais preferem viajar, estabelecer uma carreira, e só depois pensarem na possibilidade de serem pais?
• Os casais receiam o futuro e por isso evitam decisões que os prendam “eternamente”?
• Défice de apoio e proteção suficientes à natalidade e parentalidade?
• Entidades empregadoras que permitam o usufruto da lei da maternidade/paternidade, que possibilite uma melhor articulação de tempos (trabalho e família)? A quebra nos nascimentos pode comprometer o aumento ou mesmo a manutenção da população e, uma população mais envelhecida coloca desafios enormes à sociedade. Todos estes fatores interferem com a taxa de natalidade e só com a mudança de comportamentos a conseguiremos aumentar. Mas até lá ao dia 09 do mês 9 comemoremos o dia Nacional da Natalidade como um dia muito especial para todas as mães, pais e bebés!!
POR: Cláudia Xavier _ Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediatria, Mentora do Projeto Mom&Babycare