Qual o poder da Melatonina para um sono tranquilo?

0
56
Qual o poder da Melatonina para um sono tranquilo?
Qual o poder da Melatonina para um sono tranquilo?

Dia Mundial do Sono celebra-se, este ano a dia 19 de Março

Estudo aponta para alta prevalência de distúrbios do sono em tempos de pandemia. Conselhos para combater a insónia.

Dia Mundial do Sono este ano assinalado a 19 de março, é uma data que pretende salientar para a importância do sono e a sua ligação com a saúde, sendo o lema deste ano, proposto pela World Sleep Society: “Dormir bem, envelhecer melhor”. A Ampliphar, referência nacional na área da Saúde, associa-se a este dia, enfatizando a mensagem de “SONO TRANQUILO”, na qualidade de vida presente e futura, com o Win-Fit MELATONINA.

O sono preenche aproximadamente um terço das nossas vidas e é fundamental para a recuperação física e mental. O atual contexto de pandemia COVID-19 veio aumentar os níveis de stress e de ansiedade na população, sendo notório o agravamento dos distúrbios do sono como consequência. 

Um estudo recente sobre distúrbios de sono em tempos de pandemia, aponta uma alta prevalência de problemas de sono tanto na população em geral (32,3%), como nos profissionais de saúde (36%), sendo os doentes com Covid-19 o grupo com maior incidência de perturbações de sono (74,8%).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, globalmente as perturbações de sono afetam cerca de 40% da população mundial, sendo um problema de saúde pública muito relevante. A insónia é o transtorno de sono mais frequente

A insónia define-se como uma queixa relativa à quantidade ou qualidade do sono, associada a um ou mais dos seguintes sintomas: dificuldade em adormecer; dificuldade em manter o sono, com despertares frequentes e/ou despertar matinal demasiado cedo, com incapacidade em voltar a dormir. 

A estreita relação entre sono e imunidade é já bem conhecida na comunidade científica, sendo indiscutível a importância de dormir bem para reforçar as defesas do sistema imunitário.

MELATONINA – A Hormona do Sono

Para ajudar a reduzir o tempo necessário para adormecer e contribuir para um Sono Tranquilo, a Ampliphar disponibiliza no mercado farmacêutico português o Win-Fit MELATONINA que associa, na sua composição, melatonina e 5-HTP a extratos de lavanda e alecrim.

A melatonina, designada por hormona do sono, contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer e para o alívio dos sintomas associados ao jet lag.

O 5-HTP (aminoácido extraído do feijão de Griffonia simplicifolia) ajuda o organismo a produzir mais serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel fundamental na regulação dos ciclos de sono-vigília e do humor. 

A falta deste neurotransmissor pode levar a instabilidade emocional, insónia e ansiedade. 

Os extratos de lavanda e alecrim têm propriedades ansiolíticas e relaxantes. São tradicionalmente utilizados para ajudar a gerir o stress e a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. 

O Win-Fit MELATONINA está indicado nas seguintes situações: Insónia (Dificuldade em adormecer, Sono agitado, Poucas horas de sono); Stress acumulado; Sonos trocados por trabalhos por turnos e Jet lag

De referir que o novo Win-Fit MELATONINA vem integrar a prestigiada gama Win-Fit® da Ampliphar, que já conta com doze apresentações no mercado farmacêutico português.

 

Alguns conselhos para combater a insónia:

 

– Regularizar o sono: deitar e levantar sempre à mesma hora

– Criar, no quarto, condições adequadas para o repouso

– Praticar exercício físico, evitando, no entanto, a sua prática pelo menos 4 horas antes de dormir

– Evitar comidas pesadas, cafeína, álcool ou nicotina antes de dormir

– Evitar luzes fortes, TV, computador e telemóvel antes de dormir

– Evitar longas sestas durante o dia