À conversa com a matemática! (para pais, educadores e agora também para alunos)

0
29
Sou professora de matemática há 20 anos, profissão que escolhi em primeira opção e que abraço com paixão!
Desde sempre tentei perceber o porquê de tantas falhas em tantos alunos, tantas reprovações à disciplina, tanta necessidade de explicações, tanta carga negativa nesta disciplina “bicho papão”.
Neste seguimento, desenvolvi um projeto que visa ajudar pais, famílias, educadores, professores, escolas e agora alunos também, a encararem a disciplina de uma forma mais positiva e que gostaria de vos apresentar. São palestras/conversas com temas adequados às famílias, onde partilho dicas, sugestões práticas para todos os dias as famílias desenvolverem competências matemáticas que farão diferença na sala de aula de matemática dos seus filhos.
Caso faça sentido integrar no vosso Plano Anual de Atividades ou em algum dos vossos Projetos através de formações para pais, combate ao insucesso da matemática, promover o sucesso do aluno de forma individual, trazer as famílias à escola e cooperarmos todos pelo mesmo objetivo… será um gosto estar À conversa com a matemática!
Fui-me dedicando a investigar e fazer formações e fui percebendo que a raiz do sucesso está muito antes de os alunos precisarem de explicações ou mesmo de saber o que são dificuldades à disciplina de matemática.
Entretanto fui mãe. Primeiro de uma rapariga (já com 15 anos) e mais tarde de um rapaz (quase com 10 anos) e comprovei que o dia a dia é crucial.
E nele podemos fazer a diferença no desenvolvimento do raciocínio matemático.
Podemos efetivamente facilitá-lo.

No nosso dia a dia, nas coisas simples de casa, do trajeto para a escola, nos passeios… nessas situações podemos ajudar os nossos filhos a desenvolverem competências que irão mais tarde fazer falta numa sala de aula de matemática.
São palestras, em modelo workshop (conversas participadas) de 60 minutos ou 90 minutos, como for mais adequado à realidade da escola, da cidade ou do público alvo, exceto o tema 5 que tem duração de 90 minutos. Outras durações são possíveis, juntar dois temas num só workshop também é viável, basta indicar o que pretendem e ajusto ao publico alvo, às idades e ao tempo de duração pretendido.

Se os temas fazem sentido no projeto a qual pertence, se o sucesso da matemática é algo em que acredita e considera pertinente que as famílias e as escolas, através dos professores e dos alunos, também acreditem, se reconhece a importância das competÊncias matemáticas dentro e fora da sala de aula, então peço que me envie um email para trocarmos informações sobre datas disponíveis, custos associados, e tema(s) que melhor se enquadram na realidade.