CONSULTAS MÉDICAS, PRESENCIAIS OU À DISTÂNCIA?

0
31

Miguel Oliveira da Silva, médico obstetra e professor catedrático de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa lançou recentemente o livro EUTANÁSIA EM PORTUGAL. QUEM TEM MEDO DO REFERENDO? e volta agora com este novo título, CONSULTAS MÉDICAS: PRESENCIAIS OU À DISTÂNCIA? onde defende que as consultas médicas não presenciais levantam um conjunto de problemas éticos que é urgente debater.

As consultas médicas não presenciais, online (tele e videoconsultas), tendo sido uma necessidade durante alguns períodos de confinamento na pandemia SARS-CoV-2 em 2020 e 2021, colocam um conjunto de inegáveis problemas éticos que há que debater.

A privacidade do doente pode estar comprometida, até na sua própria casa por deficientes condições logísticas; a linguagem oral e mesmo visual numa consulta online nunca substitui a relação presencial possível no recato do consultório médico; a totalidade da linguagem corporal, os olhares, os silêncios entre médico e doente numa relação clínica presencial não são os mesmos através de uma consulta à distância.

É no diálogo e na plena confiança de uma relação clínica presencial e face a face entre médico e doente que se consolida uma aliança terapêutica entre ambos, na qual o médico é o amigo e o aliado do doente.

Sobre o autor

Miguel Oliveira da Silva é médico, obstetra-ginecologista no Hospital de Santa Maria e Professor Catedrático de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

Foi o primeiro Presidente eleito do Conselho de Nacional Ética para as Ciências da Vida (2009-2015), vice-presidente eleito do Departamento de Bioética do Conselho da Europa (2018-2019), presidente do Conselho Pedagógico da FMUL (2009-2015), Director Clínico do Hospital de Santa Maria (2014-2015) e recebeu a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde em 2014.

Está desde 2005 na Consulta Pré-Natal do Hospital de Santa Maria e fez a consulta de ginecologia de adolescentes entre 2003 e 2019. É autor de dezenas de artigos e de diversos livros sobre questões de Obstetrícia, Ginecologia, sexualidade humana e Ética Médica.

EDITORIAL CAMINHO PVP: 11,99€