Concertos Promenade trazem o universo de Dom Quixote de la Mancha ao Coliseu, antes da pausa de verão

0
69

Na manhã de domingo, 19 de junho, o Coliseu Porto Ageas apresenta “O Retábulo de Mestre Pedro“, uma obra do compositor espanhol Manuel de Falla composta a partir de um episódio do clássico de “Dom Quixote de la Mancha”, de Cervantes.

A história desta mini ópera, que explora o jogo entre a realidade e a ficção, será contada através da música da Orquestra Filarmonia das Beiras e das marionetas da S. A. Marionetas.

Manuel de Falla (1874-1946) estreou esta obra musical e dramática em 1923, com excelente receção por parte do público até aos dias de hoje.

A história é integralmente retirada do grande romance da literatura espanhola “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, e consiste numa cena em que o protagonista Dom Quixote e Sancho Pança assistem num retábulo a um espetáculo de marionetas sobre cavaleiros medievais, mouros e cristãos.

A certa altura, Dom Quixote confunde a realidade com a história que está a ser contada pelas marionetas e julga-se no próprio cenário em que a princesa cristã Melisende é presa e depois perseguida pelos mouros. Impulsivo, Dom Quixote decide entrar em ação para ajudar os cristãos no seu combate, e acaba por fazer graves estragos nas marionetas e no próprio retábulo onde se exibe o espetáculo.

Nesta Sessão Descontraída*, a música será interpretada pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com direção musical de Rita Castro Blanco.

A interpretar Dom Quixote vai estar Tiago Matos, Mestre Pedro terá a voz de Pedro Cruz e Vera Silva interpreta a personagem Trujamán. Finalmente, nas marionetas teremos José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre.

Os comentários de Jorge Castro Ribeiro e o design multimédia de Sara Botelho completam esta experiência lúdica para as famílias e crianças que, uma vez por mês, podem descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos comentados, com a participação de diversas orquestras e convidados especiais.

“Concerto Promenade 2.0 – O Retábulo de Mestre Pedro” começa às 11h00 e os bilhetes custam entre 8€ e 14€. Descontos: Estudantes 50%, Amigos Coliseu e bilhete Família (+ de 3 elementos) 25%, Maiores de 65 anos 25%.

+info: https://www.coliseu.pt/evento/20220619-concertos-promenade-20-o-retabulo-de-mestre-pedro-de-manuel-de-falla/

* As Sessões Descontraídas são sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural inclusivas, que se adaptam a todas as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído: pessoas com défice de atenção, deficiência intelectual, condições do espectro autista, alterações sensoriais ou de comunicação, assim como famílias com crianças pequenas.